Os alunos da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Manolo Santoro participaram de duas aulas integradas que reuniram as crianças e adolescentes dos cursos de música, teatro e desenho que são oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura, na Casa da Praça.
Durante a primeira aula integrada, os alunos participaram de uma performance com exposição de quadros de autoria do professor Luciano Luz e de uma encenação de “teatro de objetos” pela professora Fernanda Audrila, que foi acompanhada ao violão pelo professor José Euclésio.
O professor Luciano contou sobre a técnica do classicismo em suas obras, a professora Fernanda falou do termo clássico em teatro e o professor José Euclésio sobre o empréstimo do mesmo termo para a música com embasamento teórico.
Também foi realizada uma dinâmica de grupo pelo professor José Euclésio com o objetivo de descontrair e promover a cooperação de cada indivíduo dentro do trabalho em grupo, reforçando ainda a importância da concentração, controle da atenção para a realização do mesmo.
Já durante a segunda aula houve uma introdução musical com o intuito de que os alunos participassem de exercícios de relaxamento, para pensar o corpo em função da arte. Foram exercitadas a percepção do som ambiente dentro e fora da escola com o objetivo de perceber a multiplicidade dos sons, entender o som como material para ser trabalhado em função de uma linguagem. Houve ainda dinâmica com objetos sonoros, com a finalidade de manter vários sons em produção concomitante sem perder a atenção e concentração no fazer artístico. Ao final os alunos refletiram sobre música como linguagem, resultante do trabalho com o material sonoro.
As crianças e adolescentes participaram de jogos teatrais, experimentação cênica, introdução a história do Casarão onde funciona a escola e objetivos da aula integrada.
Os professores estão programando mais aulas integradas para que os alunos se conheçam e se interem sobre os demais cursos que existem no local.
Texto e foto: Decom/Prefeitura Itu