25/06/2024
HomeEmpregoAisin Automotive oficializa adesão ao programa “Desenvolve Itu”

Aisin Automotive oficializa adesão ao programa “Desenvolve Itu”

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto aos empresários da Aisim automotive, empresa que aderiu ao Programa "Desenvolve Itu"

O prefeito Guilherme Gazzola recebeu, na última quinta-feira (20/06), a comitiva da Aisin Automotive Ltda formada pelo diretor presidente da empresa, Takeshi Osada, pelo gerente Executivo, Marcos Higo, e pelo gerente de Recursos Humanos e Administrativo, Armando Shoiti Hirassaka. O motivo do encontro foi a oficialização da adesão da Aisin Automotive ao programa “Desenvolve Itu”, neste momento em que a empresa anuncia ter planos de ampliação da planta instalada na cidade de Itu.

A empresa japonesa, que fabrica peças e componentes automotivos, deve gerar mais 70 novos postos de trabalho (atualmente, a empresa oferece 797 empregos diretos, além dos indiretos ocupados por terceiros e aprendizes). Por meio da adesão ao “Desenvolve Itu”, a empresa será beneficiada com incentivos de isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de taxas de fiscalização e instalação pelo período de 11 anos.

A reunião foi acompanhada também pelos secretários municipais Olavo Volpato (Emprego e Trabalho), José Roberto Fernandes Barreira (Planejamento e Gestão de Projetos) e Iwan Szewczuk (adjunto de Planejamento e Gestão de Projetos). O prefeito Guilherme Gazzola afirmou que quando uma empresa do porte da Aisin anuncia ter planos de expansão é um sinal de que os empresários confiam na cidade e que isso é motivo de orgulho e responsabilidade para o Poder Público.

O Programa “Desenvolve Itu”, que foi instituído em maio de 2019, autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder benefícios fiscais e tributários para empresas que venham se instalar ou as que já estão instaladas no município de Itu, em processo de expansão, nas formas e condições na Lei que dispõe a respeito e em consonância com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Devido a essa iniciativa do governo Guilherme Gazzola, muitas empresas foram atraídas para Itu e outras que já estavam na cidade projetaram ampliações. Ao oferecer benefícios fiscais e tributários, a administração municipal fomenta o setor industrial e consequente geração de empregos.

Além da Vuteq do Brasil Ltda e da Aisin Automotive Ltda, que oficializaram as respectivas adesões ao “Desenvolve Itu” na última semana, com vistas aos incentivos para ampliações das plantas no município de Itu, outras empresas também se beneficiaram do previsto na lei que dispõe sobre o referido programa seja para instalação ou ampliação.

Alguns exemplos são a primeira unidade de produção e administração das atividades na América do Sul da Monin, indústria de produção de bebidas não alcoólicas (xaropes saborizados e purê de frutas); a primeira planta fora do Estado do Paraná do Methal Company Group, que desenvolve processos produtivos, fabricação de peças e conjuntos metálicos com equipamentos de última geração para atender aos setores agrícola, de caminhões e ônibus, de construção civil e de automóveis; a ComandoLog, que atua no segmento de logística de produtos químicos e detém, até o momento, o maior investimento logístico do interior de São Paulo; a TSA, indústria de peças automotivas; a Pepsico, empresa de alimentos e bebidas; a Pecsil, que fabrica moldes para recipientes de vidro; e Agrozootec Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, que se dedica à distribuição de produtos agropecuários de ponta.

Empresários interessados em mais informações sobre como aderir ao “Desenvolve Itu” podem contatar o Departamento de Desenvolvimento Empresarial da Secretaria de Planejamento de Itu. O agendamento prévio pode ser feito pelo telefone (11) 4886-9885.