HomeA CidadeBrasão e Bandeira

Brasão e Bandeira

BRASÃO DE ARMAS

Brasão

Idealizado pelo historiador Afonso D’Escragnole Taunay com revisão heráldica da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística.

O escudo, usado tradicionalmente pelos municípios brasileiros, evoca a origem lusitana. A cor vermelha (campo de goles) é associada a coragem, audácia e intrepidez. O brasão apresenta também um gibão bandeirante de couro e algodão, recordando que Itu foi um centro importante do Bandeirismo.

Os dois troféus de bandeiras nacionais do Império relembram a parte ativa que os ituanos tomaram no movimento em prol da Independência.

A coroa mural de 8 torres (sendo 5 à vista) é o símbolo que identifica o brasão de domínio. A cor prata é convencional para as cidades que não sejam capitais e o número de torres qualifica o brasão de Itu como sede de Comarca.

Sobre as ameias da porta principal, o escudete de blau (azul) com os dois círios entrelaçados, evocam a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Candelária, e sintetizam a fé robusta e firme dos ituanos. O barrete frígio representa a propaganda republicana, e recorda a data da memorável Convenção de Itu (1873).

No listel de goles (vermelho) com letras de prata, a frase latina que fala do orgulho justificado dos ituanos pela expansão de nossas fronteiras e liberdade de nossa pátria: AMPLIOR ET LIBERIOR PER ME BRASILIA (Por mim o Brasil cresceu e se libertou).

 

BANDEIRA

Bandeira de Itu

O campo branco (símbolo da pureza e da serenidade) é dividido em seu terço por duas faixas que se entrecortam perpendicularmente.

Aí estão: O Rio Tietê (faixa horizontal azul) e seus afluentes (faixa vertical também azul) marcando, pela sua disposição no campo da bandeira, os quadrantes da Pátria una e indivisível. Às suas margens, fixando através do friso amarelo-ouro, resplandece o espírito ituano em suas ásperas lutas de conquista e de colonização, para o bem da Pátria.

No entroncamento das duas faixas azuis encontra-se a figura branca do círculo, fechada pela linha da circunferência de sentido heráldico, traduzindo o eterno e o indestrutível. Em seu centro, o Brasão de Armas de Itu, ponto de irradiação das duras ações por aqueles cursos d’água a serviço da Pátria.

Às margens do Rio Histórico surgem 3 estrelas que simbolizam a contribuição indestrutível e perene da gente ituana na formação do organismo pátrio:

  • Berço de Bandeirantes;
  • Celeiro de vultos imortais da nossa História;
  • Ninho de artistas do mais alto padrão espiritual, dentro das tradições e arte brasileira.