HomeNotíciasItu está entre as 10 cidades mais seguras do Brasil

Itu está entre as 10 cidades mais seguras do Brasil

Itu está mais uma vez entre os cem municípios mais inteligentes e conectados do Brasil, conforme indica o ranking Connected Smart Cities 2019. Desde 2017, o desempenho de Itu tem crescido de forma significativa. A cidade passou da posição 95º para 87º entre 2017 e 2018 e agora subiu trinta e sete posições, estando como a 50ª colocada do país.

No quesito segurança, o posicionamento da cidade é ainda melhor, alcançando a 10º posição no Brasil. Resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura de Itu como a implantação da Muralha Eletrônica, do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal e também da capacitação de equipes de segurança, compra de equipamentos e novas viaturas, entre outros fatores.

Itu ainda se destaca na 9ª posição em relação ao meio ambiente, melhorando 22 posições no ranking – atribuídos em grande parte aos investimentos feitos pelo programa de recuperação de nascentes, plantio de árvores e matas ciliares, entre outras ações. A cidade também foi reconhecida pelas melhorias nas áreas urbanismo, tecnologia e inovação, governança e economia.

Para o prefeito Guilherme Gazzola, os resultados obtidos pelo município de Itu reforçam o trabalho realizado pela administração atual em busca de transformar Itu em uma cidade cada vez mais inteligente. “Estou muito satisfeito com a nossa grande evolução e tenho certeza de que a cidade vai melhorar ainda mais nos próximos anos. ”, avalia o chefe do Executivo.

A colocação de Itu também foi comentada pelo secretário municipal de Planejamento, Plinio Bernardi Júnior. “Estamos no caminho certo. Promovemos mudanças significativas e de longo prazo. Um trabalho não tão rápido, mas perceptível pela população e pelas secretarias do governo municipal, também beneficiadas pelas ações do projeto Cidades Inteligentes“.

O ranking Connected Smart Cities 2019 é elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator. O estudo analisa dados de 666 municípios brasileiros e leva em consideração 80 indicadores em 18 eixos tais como mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. Nesta edição, o ranking incorporou seis indicadores novos baseados na Norma Técnica ISO 37, que são o uso de veículos de baixa emissão de poluentes, dois critérios relativos à força de trabalho, número de computadores e laptops em escolas públicas, percentual de resíduos plásticos recuperados na cidade e percentual da população que vive em regiões de baixa e média densidade.