As Conferências Livres do Plano Municipal de Cultura já estão agendadas e ocorrerão em junho com participação popular
A Prefeitura da Estância Turística de Itu, através da Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico, está dando sequência ao seu compromisso de criar mecanismos e marcos legais para a garantia da institucionalidade da Cultura na cidade. A partir do mês de junho será iniciada uma série de diálogos e encontros com a sociedade civil para a construção de uma escuta que possa embasar as metas, as ações e os projetos necessários para a criação do Plano Municipal de Cultura.
Denominada “Conferências Livres para um Plano Municipal de Cultura”, a série de encontros visa garantir a descentralização dos debates e das discussões que fazem parte dos saberes e fazeres culturais locais. “Utilizando uma metodologia simples e eficaz, a intenção é municiar os atores dos processos culturais e artísticos com uma gama de informações, dados e dimensões conceituais que possibilitem compreender a cultura como algo ordinário, cotidiano e que pertence ao campo dos Direitos Constitucionais”, comenta a secretária da pasta, Sabrina Souli.
De posse destes conteúdos, a participação popular se concretizará a partir do direito à voz no levantamento das demandas de cada território e os modelos de políticas públicas culturais que possam atendê-las de maneira eficiente e democrática.
Confira as datas das “Conferências Livres” no mês de junho:13/06 – CRAS PIPA – 18h às 21h
Rua Romão Bruni, 100 – Vila Lucinda/Romana15/06 – CRAS RECRIANÇA – 18h às 21h
Rua Regina Maria de Oliveira, 814 – Parque Nossa Sra. da Candelária17/06 – CILA (Centro Ituano de Letras e Artes) – 9h às 12h
Rua Floriano Peixoto, 1492 – Centro20/06 – CRAS PROMAI – 18h às 21h
Av. Dr. Ulisses de Moraes, 497 – Núcleo Hab. São Judas Tadeu29/06 – CRAS FREI ALÍPIO – 18h às 21h
Ao lado da Subprefeitura do Pirapitingui – Rod. Waldomiro Corrêa de Camargo, 14Após esta etapa, a Secretaria de Cultura fará a sistematização dos dados e os apresentará como um dos temas a serem tratados na Conferência Municipal de Cultura, que será realizada entre os meses de julho ou agosto. A minuta do texto do Plano Municipal de Cultura deverá ser entregue ainda este ano para análise e aprovação da Câmara Municipal, ganhando status de Lei Municipal. Todos os processos serão acompanhados pelo Conselho Municipal de Política Cultural.