Com apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Itu recebeu no último domingo (20/03), o 8º Torneio Inter Canis das Guardas Municipais do Brasil. O evento foi realizado na sede social do SISMI (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Itu), e contou com 16 equipes de canis pertencentes às GCMs de São Paulo e de outros estados brasileiros. Também participaram da abertura do torneio, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes e do secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto.
Ao final de todas as provas, a grande campeã foi a equipe I do canil de Itapevi que, além do troféu de primeiro lugar, foi premiada com um filhote de cão da raça Pastor Belga Malinois. Participando com duas equipes, o canil de Itapevi também conquistou a segunda colocação na classificação geral, seguida pelo canil de Sumaré, em terceiro lugar.
Hoje, o canil é um complemento no trabalho diário das Guardas Civis Municipais, que sempre desempenharam um papel relacionado à proteção do patrimônio físico de uma cidade (prédios públicos, escolas, parque etc.). Isso se dava em virtude da interpretação restritiva do § 8° do art. 144 da CF/88: as guardas municipais são destinadas à proteção dos “bens, serviços e instalações” dos Municípios.
Com a aprovação da Lei n°13.022 de agosto de 2014 ampliou-se essa interpretação, prevendo que as GCMs possam colaborar de forma mais intensa com a segurança pública nas cidades, atuando em parceria com as Polícias Civil, Militar e Federal.
Texto e fotos: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu
(23/03/16)