01/05/2024
HomeEducaçãoVI Jornada pedagógica reúne 1,4 mil profissionais de educação

VI Jornada pedagógica reúne 1,4 mil profissionais de educação

Imagem mostra o auditório da Prefeitura, com todas as cadeiras ocupadas com pessoas sentadas, que participaram da Jornada Pedagógica.

A jornada pedagógica foi realizada simultaneamente no auditório da Prefeitura e na Rede Saber IV

Nos dias 27 e 28 de julho, professores, diretores e toda equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino participaram da VI Jornada Pedagógica, realizada simultaneamente no auditório da Secretaria de Educação e na Rede Saber IV. Neste ano, a jornada teve como tema “Educar para humanizar: Olhares que se aproximam, vidas que se transformam”. O evento faz parte das ações de formação contínua e aprimoramento dos profissionais municipais de ensino, capacitando-os para enfrentar os desafios cada vez mais complexos da sala de aula.

Durante os dois dias, o prefeito Guilherme Gazzola e o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, participaram do evento que tem como objetivo estimular a formação de toda a equipe, através do aprofundamento de conhecimento, relacionando a prática com a experiência real em sala de aula.

Guilherme abriu o evento enfatizando a importância desta capacitação. “Nossa principal responsabilidade é garantir que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua condição social. Temos o dever de oferecer oportunidades iguais a todos, pois somente assim podemos avançar como sociedade”, finalizou.

A Jornada Pedagógica reuniu mais de 1,4 mil professores, que foram divididos em turmas.

No auditório, foi apresentada uma palestra, ministrada pelo professor Cesar Nunes, com o tema: “Competências socioemocionais na educação: Integração entre o sentir e o aprender”. Já as oficinas realizadas na Rede Saber IV abordaram temas como: “Adaptação de materiais e recursos para estudantes autistas ou com deficiência intelectual”, “Os desafios e os caminhos: Processo de alfabetização e letramento para a recomposição de aprendizagens em Língua Portuguesa”, “Ler, compreender e interpretar: Estratégias para sala de aula”, “Jogo em ação! Aprendizagem de Matemática de maneira divertida”, “Conceitos básicos em Ciências e sua importância na recomposição da aprendizagem”, “Ler e escutar: Estratégias para o processo de recomposição do ensino em sala de aula”, “Orientações didáticas: possibilidades de organizar as práticas em artes visuais e música”, “Jogos e Música nas aulas de Inglês” e “Corpos à obra: construindo com as possibilidades ginásticas”.