17/04/2024
HomeTurismoTrem Republicano foi oficialmente entregue no último sábado

Trem Republicano foi oficialmente entregue no último sábado

Com a presença do secretário de Estado de Turismo, Vinícius Lummertz, foi inaugurado o novo atrativo turístico das cidades de Itu e Salto

O Trem Republicano foi entregue para a população na manhã do último sábado (19/12), em cerimônias realizadas nas estações de Trem de Itu e Salto. A primeira viagem oficial teve saída de Itu onde embarcaram, o prefeito ituano Guilherme Gazzola, o prefeito saltense Geraldo Garcia, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, entre outros convidados.

Durante a cerimônia Lummetz destacou a importância do Trem Republicano para o turismo da cidade. “Nós precisamos do turismo ferroviário em toda São Paulo para podermos começar a fazer com que esse tipo de turismo seja um conjunto desejado e comercializado pelas agências de viagem, desejado pelas pessoas que fazem o trajeto Curitiba/Paranáguá. Aqui não é apenas um passeio turístico de trem, é muito mais que isso, e veremos ao longo do tempo que muitas coisas serão construídas no entorno, riqueza, empregos e oportunidades virão atrás do turismo. Parabéns pelo que vocês estão fazendo de material, mas também de imaterial”, comentou Lummetz.

Também estiveram presentes o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, Vinícius Salton, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Salto, Anita Moraes Leis, o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Pedro Moura, representando a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a coordenadora de Ativos e Meio Ambiente, Rafaela Gomes, o diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos Antônio Vaz Serralha, diretor presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, vereadores das duas cidades, demais autoridades e convidados.

Gazzola agradeceu o empenho de todos que estiveram envolvidos na realização do projeto, em especial os profissionais que nos momentos difíceis fizeram o projeto continuar avançando. “Gostaria de agradecer ao Geraldo Garcia que conduziu o consórcio de forma gentil e obstinada, fez disso seu objetivo e ao terminar o ciclo de seu governo vamos entregar essa obra e vamos passear juntos”, concluiu Gazzola.

Os prefeitos Guilherme Gazzola e Geraldo Garcia, descerraram as placas de inauguração das estações ferroviárias das duas cidades acompanhados das autoridades.

O prefeito de Salto, Geraldo Garcia, também agradeceu a todos que colaboraram com a realização do projeto e lembrou da relação da estação de trem ituana com a Convenção Republicana. “Há uma convicção entre nós de que este projeto é fundamental para as duas cidades, mas certamente será também para o turismo do estado de São Paulo com este modelo de sete quilômetros de passeio. Onde tem um trem, a magia do trem, tem a possibilidade da atração de pessoas, estamos neste momento inaugurando um produto turístico para duas as cidades”, destacou Garcia.

A Banda União participou da cerimônia na Estação de Itu, abrilhantando a primeira saída do trem. Atores caracterizados como Papai Noel, Prudente de Moraes, Anselmo Duarte e dona Olympia participaram da cerimônia. Como homenagem, os três vagões receberam os nomes das personalidades ituanas e saltenses.

O passeio do Trem Republicano conta com aproximadamente sete quilômetros de extensão e cerca de 40 minutos de duração. É realizado por uma locomotiva a diesel, a número três da Companhia Mogiana (1952), e três vagões, sendo eles convencional, turístico (com acessibilidade) e boutique (pet friendly). As primeiras viagens abertas ao público ocorrem ainda este mês e as passagens poderão ser adquiridas nas estações ou pelo site www.tremrepublicano.com.br.