17/04/2024
HomeTurismoCentro Esportivo e de Lazer 1º de maio é mais um espaço de lazer revitalizado da cidade

Com mais de 25 mil m² de área, local será um novo ponto de encontro, turismo e lazer da cidade e da região

Foi entregue na última sexta-feira (11/12), a revitalização do Centro Esportivo e de Lazer 1º de Maio, localizado no Jardim Alberto Gomes. Agora o local integra a Praça Periscópio e se torna um novo ponto de encontro, turismo e lazer não só da região, mas de toda a cidade, oferecendo pista de skate, ciclovia e caminhada, quadras poliesportiva e de basquete, campo de futebol, canchas de malha e bocha e amplo espaço verde.

São necessários os espaços públicos, praças, áreas de lazer, ciclovias, isto é fundamental para a sociedade, isso é investimento em saúde bem-estar e qualidade de vida”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola. “Vinícius Salton (secretário de Turismo) deu uma característica nova para o turismo de Itu, colocando o setor como atividade econômica, em um patamar das atividades mais importantes da cidade e este setor será fundamental para a retomada econômica”, acrescentou o prefeito.

A obra foi realizada por meio do DadeTur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), no valor de R$ 2.803.472,20. Antônio Vaz Serralha, diretor do DadeTur, destacou o trabalho realizado pela Prefeitura. “Estive na entrega da Praça Periscópio, no Mercado Municipal, agora no Centro de Lazer 1º de Maio e, na próxima semana estaremos no Trem Republicano. Quando vejo o conjunto de obras feitas pela municipalidade, vejo o resgate que a equipe fez em Itu, seja no turismo ou no esporte, recuperando prédios históricos como o Mercado ou o trem que será entregue em breve, fico contente com a qualidade do que foi entregue pela Prefeitura para a população ituana”, comentou Serralha.

A cerimônia também contou com a presença da deputada estadual Maria Lúcia Amary, o secretário municipal de Esportes, Douglas Boschetti, dos vereadores Luciano Ribeiro e Normino de Oliveira, demais secretários e diretores municipais.

O Centro de Lazer, que conta com mais de 25,5 mil m², teve toda sua infraestrutura reformada. A quadra poliesportiva teve seu piso e cobertura refeitos. A quadra de basquete também recebeu melhorias. As canchas de malha e bocha foram demolidas e construídas novamente com alambrado, sanitários, bancos, nova pintura interna e externa, assim como tiveram o piso e a iluminação renovados. O campo de futebol, que recebe competições da cidade, teve os vestiários totalmente reformados.

O local segue o projeto da Praça Periscópio, integrando as duas áreas, ampliando e diversificando a oferta de espaços para o público, promovendo a acessibilidade e a melhor visibilidade da área, conceito que facilita a segurança dos frequentadores. A revitalização também permite o desenvolvimento da comunidade local e cria, com a circulação de público, a oportunidade de serviços e negócios voltados ao atendimento do turista e visitantes da própria cidade, gerando renda e empregos. A novidade fica por conta da ciclovia que tem 620 metros, interligada com a Praça Periscópio.

É uma alegria inaugurar este local, terminamos o mandato com 100% das verbas do Dade finalizadas. Todos os convênios anteriores de outras gestões, Praça do Carmo, Praça Washington Luiz, Praça Periscópio, Avenida Ermelindo Maffei, Trem Republicano, todas as obras do turismo estarão entregues até o final do ano. Mostra uma gestão competente e a importância dada ao turismo. Quem ganha é a cidade e o turista com tantos atrativos revitalizados”, conclui o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos Vinícius Salton.

Também estiveram presentes vereadores, secretários e diretores municipais e alguns moradores da região.