22/04/2024
HomeEducaçãoTerceira unidade da Rede Saber de ensino integral é inaugurada em Itu

Terceira unidade da Rede Saber de ensino integral é inaugurada em Itu

Prédio da antiga escola “Profª Rachel Steiner Leitão” foi completamente adaptado e receberá 340 alunos

Itu recebeu a terceira unidade da Rede Saber na última quinta-feira (25). Localizada no Jardim Alberto Gomes, a escola “Professora Rachel Steiner Leitão” passou por reforma completa em toda a sua estrutura e agora integra a rede municipal de ensino em tempo integral.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Guilherme Gazzola, do vice-prefeito Luciano Ribeiro, do secretário de Educação, Walmir Scaravelli (representando os demais secretários municipais e a equipe da Educação) e do presidente da Câmara dos Vereadores, Thiago Gonçales (representando os demais membros do Legislativo).

Em seu discurso, o prefeito agradeceu o empenho de toda equipe da Educação para enfrentar mais esse desafio. “Somos um dos poucos municípios que oferecem ensino integral e – por estarmos na vanguarda – buscamos o modelo ideal. Fico feliz em saber que as nossas vagas são disputadas, o que demonstra qualidade pedagógica do corpo docente e da estrutura escolar”, declarou Guilherme.

Foram ampliadas oito salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de múltiplas linguagens, laboratório de ciências, banheiros acessíveis e sala de professores. No prédio principal foi conservada uma obra de arte feita em azulejos pelos alunos da época sob a supervisão da artista ituana Maria Célia Bombana. Com essa expansão, a unidade passou a contar com 15 salas de aula com capacidade para atender 340 alunos em tempo integral.

O plano pedagógico do ensino em tempo integral contempla componentes curriculares regulares no período da manhã e oficinas no contraturno escolar, o que possibilita o desenvolvimento integral do aluno. Hoje, a escola conta com 50 colaboradores entre professores e funcionários e é dirigida por uma equipe de quatro gestoras.

Após esta inauguração, a Prefeitura de Itu passa oferecer três unidades escolares de ensino integral, sendo as outras duas na Rua Sorocaba e no prédio histórico da escola Convenção, totalizando cerca de 1220 alunos. “Temos o sonho de inaugurar ainda outras duas: uma em terreno já adquirido na região do Pirapitingui e outra na Lourenço Carmignani. Estou certo de que esse sonho se tornará realidade”, concluiu o prefeito Guilherme.

Pai de aluna

Durante a inauguração, o turismólogo e pai de aluna da Rede, Fábio Grizotto comentou sobre a oportunidade de ter sua filha estudando na unidade e sobre a transformação do bairro: “Moro no Jardim Alberto Gomes há mais de 30 anos e hoje percebo que temos uma liderança com engajamento para projetar a cidade para o futuro. Sempre quis que a minha filha estudasse em uma escola em tempo integral e, para minha surpresa, o local onde ela já estudava se tornou uma delas”.