23/04/2024
HomeEducaçãoTenista Patrícia Medrado participa do lançamento do Projeto Social Tênis em Itu

Tenista Patrícia Medrado participa do lançamento do Projeto Social Tênis em Itu

A tenista Patrícia Medrado participou, na última quarta-feira (16/02), do lançamento do Projeto Social Tênis que será implantado em Itu, por meio do Instituto que leva o nome da atleta em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Esportes. A cerimônia, que ocorreu no auditório da Prefeitura, contou ainda com a presença do chefe do Executivo ituano, Guilherme Gazzola, dos secretários Plínio Bernardi Junior (Educação) e Gilmar Dias Pereira (Esportes), da diretora do Departamento de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Lívia Maria de Sousa, diretores, gestores e professores de Educação Física de escolas municipais.

O prefeito Guilherme Gazzola agradeceu a presença da atleta Patrícia Medrado e disse que tê-la em Itu para um projeto de tamanha importância é um motivo de orgulho. Ele revelou o desejo de que o projeto não seja apenas uma questão pedagógica, um estilo à forma de encarar a vida e as dificuldades, mas também a inspiração para termos jovens talentos a médio prazo. Mencionou ainda a participação fundamental dos professores de Educação Física e disse que acredita que o sonho desses profissionais é ter pupilos, seja em sucesso competitivo e ou de vida.

O secretário municipal de Educação comentou que o principal objetivo do projeto é a inclusão social. Ressaltou que o esporte salva vidas e que, por meio da prática esportiva, a criança aprende a superar pequenas metas. “E quando você vai superando essas metas, você se realiza. E a vida da gente nada mais é do que superar metas. Essa é uma grande aprendizagem para nossas crianças”.

O Projeto Social Tênis visa contribuir, por intermédio da prática esportiva, com o desenvolvimento integral e a inclusão social de crianças e adolescentes em idade escolar. A viabilização do projeto ocorre mediante a capacitação de professores de Educação Física (curso com duração de 12 horas, sendo 90% prático) e da doação de material pedagógico específico (raquetes, bolas com pressões reduzidas seguindo a nova metodologia do esporte, mini redes e cones) às escolas da rede púbica de ensino, promovendo a inserção da modalidade tênis de campo em suas respectivas aulas.

Patrícia Medrado agradeceu a presença de todos e destacou a importância da união de forças de cada um dos participantes nesse processo que, juntos, podem transformar algumas realidades. E afirmou que nada melhor do que levar o esporte onde existe a maior concentração de crianças, ou seja, a escola.

Em Itu, que é o 12º município a receber o projeto, as unidades escolares participantes serão EMTI Rede Saber – Unidade I, Emef Olga Benário Prestes, Emef Lourenço Carmignani, EMTI Rede Saber – Unidade III – Rachel S. Leitão, Emef Aparecida Betriz C. Pionti, Emefei Walter Friedrich, Emef Padre Bento, Emef Carolina de Moraes Macedo, Emef Profa Ermelinda Silveira Machado, Emef Dr. Francisco Ursaia, Emefei Rotary Itu Terras de São José, Emef Marilze Calil, Emefei Monsenhor Camilo Ferrarini, Emef Professor Firmino Octávio do Espírito Santo Júnior, EMTI Rede Saber – Unidade II – Convenção de Itu.

Os objetivos do projeto são oferecer a crianças e adolescentes, oportunidades de aprender e vivenciar a modalidade olímpica tênis de campo com a filosofia do esporte educacional; promover a inclusão social, a preservação da saúde e a melhoria da qualidade de vida, por meio da prática esportiva, contribuindo para o desenvolvimento local das cidades contempladas; ofertar aos professores de Educação Física da rede pública de educação capacitação, no ensino do tênis de campo, com a filosofia do esporte educacional; ampliar a qualificação das aulas de Educação Física na escola pública; promover o fortalecimento e ou a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários.

Patrícia MedradoApaixonada pelo tênis desde os 10 anos de idade, ela foi a tenista número 1 do Brasil por 11 anos consecutivos. Conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México, ocupou a 48ª posição no ranking mundial em simples e a 9ª em duplas. Patrícia Medrado é, até hoje, a jogadora com o maior número de participações e vitórias pelo Brasil na Fed Cup, representando o nosso país no circuito internacional ao longo de 14 anos.

Após se aposentar do circuito profissional, continuou conquistando troféus internacionais. Atualmente, é pentacampeã mundial masters em simples e conta com outros cinco títulos do mesmo gabarito em duplas e dois em duplas mistas.

Patrícia Medrado se dedica ainda para tornar o tênis mais conhecido e acessível a todos.