29/04/2024
HomeCulturaSucesso de público marca encerramento do 29º Festival de Artes de Itu

Sucesso de público marca encerramento do 29º Festival de Artes de Itu

Imagem mostra a Banda Rock Express em momento de apresentação com grande público, encerrando o 29º Festival de Artes

Nesta edição, foi resgatada a essência do festival e seu caráter pedagógico, assim como nas primeiras edições

A 29ª edição do Festival de Artes de Itu chegou ao fim no último domingo (10/12), com inúmeras atividades para a população. Esta edição marcou a retomada da essência do festival com diversas apresentações, exposições, intervenções poéticas, gastronomia, samba, contação de histórias, shows musicais, entre outras. Além disso, o evento resgatou seu caráter pedagógico com a realização de oficinas, palestra, masterclass e concertos com aspecto didático.

O Mercado Municipal foi o local escolhido para ser o espaço principal para as atrações, com o objetivo de aproximar o público à história da cidade. Além do Mercadão, o Trem Republicano, a Igreja Matriz e outros locais também foram palcos para as atrações. A abertura do Festival, no dia 24 de novembro, contou com a apresentação do Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais, da Fundação OSESP, na Igreja Nossa Senhora da Candelária (Matriz). O Festival proporcionou diversas atrações que encantaram o público, com muito samba, apresentações de corais, espetáculos teatrais e concertos. O show de maior destaque no Festival foi da Banda Rock Express, que agitou centenas de pessoas no palco principal do Mercado Municipal.

Ao todo, foram 62 atrações populares e 11 atrações eruditas, atraindo mais de 5.500 pessoas nos três finais de semana de Festival. Já nas oficinas realizadas, foram cerca de 1.500 pessoas participando de aulas de piano, violão, canto lírico, técnica vocal, entre outras.

A secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Sabrina Souli, destacou a importância do Festival. “Nesta edição, pudemos retomar aquilo que caracteriza o festival, trazendo de volta a essência de cunho pedagógico, por meio de diversas atividades. Tudo isso sem deixar de lado toda diversidade e sentimento de pertencimento com a nossa cultura”, afirmou.

A 29ª edição do Festival de Artes de Itu contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, SESC, SESI, Museu Republicano de Itu, Espaço Fábrica São Luís, Fama Museu e Plaza Shopping Itu, Amigos da Arte, Tudo Vira Cultura SP, Fest Eventos, Fundação OSESP, Casa da Cultura, Museu da Energia Itu, São Paulo Companhia de Dança, Dia de Doar Itu, Poieses, Urban Sketchers, Escola Vagalume, Colégio Lúmen, Armazém da Fazenda, Cachaça Maria Clara, Tubaína do Primo, Império Cerveja, Yara Produções Artísticas e Estúdio Extraordinário.