08/04/2024
HomeEducaçãoSemana da Primeira infância finaliza com grande show do grupo “Os Barbatuques”

Semana da Primeira infância finaliza com grande show do grupo “Os Barbatuques”

Esta iniciativa reforça a importância de cuidar e respeitar as crianças de 0 a 6 anos de idade garantindo um desenvolvimento seguro

A Prefeitura de Itu, através da união entre diversas secretarias e o Instituto Tecendo Infâncias, realizou no último sábado (27/09), na Praça Washington Luís, um grande evento marcando o encerramento das atividades da Semana da Primeira Infância. Em uma manhã mágica de muita festa, pais e filhos prestigiaram o show do grupo musical “Os Barbatuques”.

Segundo o Plano Nacional da Primeira infância, todas as crianças pequenas devem ser cuidadas e educadas em ambientes seguros, de sorte que cresçam saudáveis, vivazes e com amplas possibilidades de aprender. Com isso, o Instituto tecendo Infâncias e o poder público, através do Contrato nº 120/2022 de minuta pelo acordo de cooperação técnica entre o município e a Organizações da Sociedade Civil (OSC), deve lançar no mês de outubro, o Plano Municipal pela Primeira Infância em Itu: “Itu Infância Viva”.

Esta iniciativa reforça a importância de cuidar e respeitar as crianças de 0 a 6 anos de idade, e garantir um desenvolvimento seguro com acesso a saúde, educação, cultura e aos serviços básicos de qualidade. Para o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, é de extrema importância o desenvolvimento deste projeto, uma vez que, o país que não cuidar de suas crianças não terá um futuro melhor do que o presente. “Mas, para um país ser melhor, o trabalho deve começar em nossa cidade”, finalizou.
Além do show, foram realizadas diversas ações, desenvolvidas pelas secretarias municipais, afim de estimular o desenvolvimento, a interação e a educação nas áreas ambientais, culturais, comunitárias e sociais. Na tenda da saúde os pais e seus pequenos tiveram contato com ações de primeiros socorros – Aprendendo manobras de Heimlich; Na tenda da Promoção Social foram realizadas atividades de estimulação sensorial, oficina de massinha, jogos de percurso, oficina de musicalização, brincadeiras recreativas e distribuição de algodão doce; Na tenda do meio ambiente, foi hora de colocar a mão na terra e participar da oficina de Mini Horta de Temperos e Ervas, doação de Mudas Frutíferas e Cineminha Ambiental; Nas tendas de Cultura, Educação e Turismo foram realizadas atividades recreativas de desenho, pintura, gravuras e resgate de brincadeiras antigas.

Este evento deve ser consolidado no Plano Municipal pela Primeira Infância, ainda em desenvolvimento, e ser arrolado no calendário oficial de Itu.