24/03/2024
HomeMeio AmbienteSemana da Árvore contou com a participação de mais de 1,3 mil pessoas

Semana da Árvore contou com a participação de mais de 1,3 mil pessoas

A Semana da Árvore, realizada em Itu entre os dias 20 e 26 de setembro, contou com mais de 1,3 mil participantes nas diversas atividades realizadas em vários locais da cidade. Com plantios, doações de mudas, limpeza da margem do Rio Tietê e demais outras ações, a população se engajou e uniu forças para comemorar a data.

Somente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou plantios em mais de 10 mil metros quadrados de área, somando com os plantios realizados pela população, mais de 980 mudas de árvores nativas plantadas.

Os destaques da Semana da Árvore ficaram por conta da grande participação dos munícipes envolvidos na Hora Verde, a exposição “As árvores em nosso dia a dia” que distribuiu cerca de 640 mudas de árvores nativas para plantio em calçadas, chácaras e áreas verdes, e o lançamento do Click Verde, que potencializa o plantio de árvores na cidade.

Outra importante atividade foi a realização da XI Jornada pelo Tietê, que mobilizou as cidades de Itu e Cabreúva na Estrada Parque, e contou com a participação de 100 pessoas que recolheram 200 quilos de resíduos, em 1,5 quilômetro de extensão.

Durante a Semana da Árvore, em todos os cantos da cidade foram plantadas árvores, um balanço com números muito positivos em todas as ações, mostrando que os munícipes estão se engajando e procurando cuidar do Meio Ambiente. Com o apoio de todos, em breve, teremos uma cidade mais verde e agradável para viver”, comentou o diretor de Planejamento Ambiental, Célio Cotting.

Click Verde

O Click Verde, um dos destaques da programação da Semana da Árvore, é um programa de doações de mudas para os munícipes que queiram plantar e cuidar de árvores, deixando a cidade mais verde e bonita.

Cada pessoa terá o direito a receber três mudas de espécies nativas e que se adaptem ao local onde serão plantadas, como calçadas, quintais, áreas verdes, com ou sem fiação aérea passando por perto.

O intuito do Click Verde é estender as ações de plantio realizadas na cidade, levando toda população a participar, ampliando os espaços arborizados e contribuindo com o clima e fornecendo alimento para pequenos animais e insetos.

Para receber as mudas os interessados deverão entrar na página da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no site da Prefeitura de Itu (itu.sp.gov.br/meio-ambiente), e acessar o link Click Verde, preenchendo os dados solicitados. A equipe da Secretaria entrará em contato para informar as mudas adequadas que serão ofertadas e quando poderão ser retiradas.

O Click Verde ainda atende a lei municipal que dispões sobre o programa “Adote uma árvore” que visa estimular os munícipes, associações e empresas a se tornarem ativos no processo de arborização urbana, cooperar para a diversidade arbórea nativa no meio urbano e estimular a valorização do ambiente por meio da qualidade de vida.