20/04/2024
HomeSegurançaSecretaria Municipal de Segurança promove curso de Formação Técnica de GCM – Segurança Pública

Um total de 37 alunos/aspirantes está em fase de conclusão do curso Formação Técnica de Guarda Civil Municipal – Segurança Pública, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Rural. Realizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Itu, o curso teve início em fevereiro e conta com 553 horas/aula.

Os objetivos do curso são preparar os aspirantes para o pleno exercício das funções e atividades atribuídas ao cargo de carreira de Guarda Civil Municipal (GCM), considerando a realidade da Segurança Pública do município de Itu e as ações desenvolvidas no exercício do Poder de Polícia; possibilitar que o GCM se perceba como agente da cidadania e potencial transformador da realidade social; compreender o bem estar social como resultado do exercício de sua atividade profissional; preferir a ética como marco de orientação da conduta pessoal e profissional; compreender os princípios limitadores do uso da força do Estado como referencial jurídico da prática policial; ater à normas e procedimentos como referencial do desempenho profissional.

O conteúdo do curso aborda O Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública em Nível Municipal e as Funções e Atribuições das Guardas Municipais. Ao todo são sete módulos, tendo como temas Análise e Discussão Crítica das Relações Humanas no cotidiano das Guardas Municipais; Direitos Humanos e Cidadania; Estrutura e Conjuntura para prática da Cidadania; Legislação Pertinente; Legislações de Trânsito e Atribuições do Agente de Trânsito Municipal; Práticas Policiais dentro do contexto de Guarda Civil Municipal; Atividades Extra Classe e Avaliação.

A cerimônia da aula inaugural do referido curso ocorreu em fevereiro deste ano, no auditório da Prefeitura de Itu, com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, entre outras autoridades. Na oportunidade foi divulgado que essa é a maior contratação pela Prefeitura de Itu de efetivo para a GCM desde 1996.