14/04/2024
HomeSegurançaDefesa Civil de Itu inicia “Operação Estiagem” em parceria com o Corpo de Bombeiros

A Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, através da Defesa Civil de Itu inicia a “Operação Estiagem” neste sábado, 15 de maio, com a intenção de conscientizar a todos e coibir queimadas no período da estiagem. A Operação, que vai até o dia 30 de setembro, deve abranger a sociedade através da distribuição de panfletos, divulgação de vídeos educativos, palestras e comunicação especial com segmentos da Educação Infantil, contando com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Ocorrências de fogo em mata são corriqueiras no período de estiagem, apesar da prática ser considerada crime ambiental com pena de multa e prisão. “Nesse momento, pedimos apoio para garantir a integridade das áreas verdes e florestas de Itu. Essa preservação reflete diretamente em nossa qualidade de vida. Atear fogo em mata também é crime previsto em Lei e Decreto Municipal”, declara o diretor de Proteção e Defesa Civil, Paulo Guerreiro.

As principais causas de fogo em mata, registradas pelo Corpo de Bombeiros, são as bitucas de cigarro lançadas em rodovias, a queima de lixo, a queima não controlada em pastos e canaviais sem aceiro, queima de resíduos após limpeza de terrenos, fogueiras e queda de balões. “Pedimos a colaboração de todos para reforçar os perigos causados por incêndios na mata aos moradores do entorno e à natureza como um todo. Na época da estiagem o ar seco e os fortes ventos contribuem para o alastramento dos focos de incêndio”, explica. “Denuncie essa prática criminosa e, caso aviste fumaça ou fogo contate imediatamente a Defesa Civil através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros através do telefone 193”, alerta Guerreiro.