Widget Image
Secretarias
28/04/2024
HomeEducação“Roda Jovem” 2023 teve início nesta quarta-feira

“Roda Jovem” 2023 teve início nesta quarta-feira

Imagem mostra os alunos de uma das escolas que receberam a edição 2023 do Projeto Roda Jovem.

A edição 2023 do programa “Roda Jovem” teve início nesta quarta-feira (09/08) nas escolas estaduais Dr. Benedito Lázaro de Campos e E.E. Dr Cesário Motta e reuniu, na oportunidade, aproximadamente 500 alunos. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Guilherme Gazzola, os secretários municipais Flávia Frossard (Comunicação Social) e Gilmar Dias Pereira (Esportes), o professor especialista em Currículo (PEC) e Ponto Focal do Grêmio Estudantil, Arione Tozi, e as supervisoras de Ensino, Maria Alice Moreira Passarelli e Maria Regina Scavacini, – que representaram a Diretoria de Ensino – Região de Itu -, gestores, educadores e funcionários das referidas escolas.

O “Roda Jovem” é uma parceria entre a Prefeitura e a Diretoria de Ensino – Região de Itu e objetiva estimular a conscientização política dos jovens. O prefeito Guilherme Gazzola ressaltou que muitas sugestões feitas por alunos em outras edições do “Roda Jovem” foram avaliadas e viabilizadas como o acompanhamento psicológico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Guilherme Gazzola destacou a importância da participação de todo cidadão na política, falou sobre as dificuldades enfrentadas ao gerir uma cidade, que governar é fazer escolhas e não é possível agradar a todos diante da tomada de uma decisão. Enfatizou que algumas medidas parecem antipáticas de imediato, mas a médio e longo prazos revelam importantes resultados. O chefe do Executivo ituano comentou que o “Roda Jovem” permite o relato do que a atual administração municipal tem feito, mas também possibilita que ele aprenda com essa troca entre Poder Público, educadores e estudantes.

Ele também destacou que o secretário municipal de Esportes, Gilmar Dias Pereira, estava presente, pois a Prefeitura de Itu oferece diversas atividades esportivas gratuitas, o que além de contribuir com a qualidade de vida e saúde, promove a interação social, pois é um momento em que os jovens deixam de utilizar as multitelas.

O secretário de Esportes mencionou que, à época que ele era estudante, não teve a oportunidade de receber em ambiente escolar a visita de prefeitos e secretários municipais para uma conversa como a que o “Roda Jovem” possibilita. Gilmar se colocou à disposição para atender às demandas possíveis com amor e responsabilidade.

Durante o encontro, os estudantes abordaram questões relativas, por exemplo, ao sistema educacional no município, escolinhas de esportes mantidas pela Prefeitura, investimentos em infraestrutura hídrica, Itu Cartão Cidadão, programas destinados a pessoas em situação de rua, pavimentação asfáltica, empregabilidade, taxa de lixo, atendimento de urgência e emergência na saúde, transporte público, iluminação pública.