26/04/2024
HomeCulturaRepresentantes da Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico visitam Quartel de Itu

Na última quinta-feira (09/09), a secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Maitê Velho, fez uma visita institucional ao Quartel do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro. Na ocasião ela esteve acompanhada do diretor de Patrimônio Histórico, Emerson Castilho e do assessor técnico da pasta, Eduardo Martins.

Todos foram recebidos pelo comandante do 2º GAC L, Coronel Clayton Ricardo Pontes, responsável pelo desenvolvimento do projeto de revitalização e ampliação da Unidade Museológica do Regimento Deodoro. O encontro teve como objetivo estreitar as relações entre ambas instituições e projetar futuras parcerias voltadas para a valorização do Patrimônio Cultural e eventos culturais da cidade.

A futura narrativa da instituição será um ponto de honra na história da educação ituana, da Ordem Jesuíta no Brasil e da Contribuição do Exército Brasileiro para a Nação. Após uma breve apresentação da centenária história do Quartel, os visitantes puderam conhecer as instalações do Conjunto Arquitetônico, construído no século XIX pela Companhia de Jesus, e que abriga desde 1918 o Exército Brasileiro em Itu.

Além disso, foi realizada também, uma visita às obras do Museu Regimento Deodoro. A revitalização do espaço museológico, que completou cinquenta anos de criação neste ano, apresentará uma nova exposição ao público, possibilitando uma ampla oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Exército Brasileiro vinculada a história Ituana.