Widget Image
Secretarias
HomeEducaçãoRede Saber IV é entregue à população do Pirapitingui

Rede Saber IV é entregue à população do Pirapitingui

Uma grande e importante obra foi entregue à população ituana nesta quinta-feira (02/02): a Escola Municipal em Tempo Integral – Rede Saber IV, no bairro Vila Martins, região no Pirapitingui. Esta é a quarta unidade de ensino municipal integral e a primeira com projeto bilíngue. A inauguração faz parte do cronograma de obras, que contempla as comemorações de 413 anos do município.

A solenidade de inauguração teve como convidado Mozart Ramos, um dos maiores especialistas em Educação do país, que elogiou a iniciativa da Prefeitura de Itu. “Quando inaugurarmos uma escola, mudamos toda realidade em torno desse local e tenho certeza que aqui não será diferente. Investir na infância é investir no futuro”, declarou o renomado educador brasileiro.

O prefeito Guilherme Gazzola destacou que a construção desta escola, custeada com recursos próprios do município, foi “o maior investimento em Educação da história de Itu”. “Mês a mês, fomos concretizando o sonho de construir essa grande escola. Hoje, ela é uma realidade, que fortalece muito a nossa rede de ensino. Somente pelo caminho da Educação seremos capaz de tornar a todos iguais. Essa escola é arte pura e nossas crianças merecem”, celebrou Guilherme.

Plinio Bernardi Junior, secretário municipal de Educação, também comemorou a abertura da Rede Saber IV: “quando se ousa inovar no setor público, os obstáculos são gigantes, mas essa conquista mostra que é possível vencer essas dificuldades. Lugar de criança é na escola, aprendendo, se divertindo, adquirindo conhecimento”.

Além das personalidades citadas, a inauguração foi prestigiada pelo vice-prefeito Luciano do Secom, pelo subprefeito do Pirapitingui, Douglas Boschetti, pelo subprefeito da Regional Leste, Márcio Milano, gestores da Secretaria Municipal de Educação, demais secretários e diretores municipais. Ainda estiveram presentes a dirigente regional de Ensino, Josimarie Julio e os vereadores Normino da Rádio, Marcos Moraes, Luisinho Silveira, Ricardo Giordani e Adautinho. O ex-secretário de Educação de Itu, Walmir Scaravelli, e empresário Glauco Jacomossi, sócio construtor da empresa Roy, também compareceram.

Estrutura de ponta
Com início das aulas já na próxima terça-feira (07/06), a unidade Rede Saber IV foi implantada em um terreno de 20 mil metros quadrados, sendo 6.400 metros quadrados de área construída. O local, que atenderá cerca de 940 alunos de 4 a 10 anos, conta com 30 salas de aula, seis laboratórios (ciências, informática, ateliê multilinguas, matemática, biblioteca), brinquedoteca, armários individuais, oito sanitários, vestiário, quadra (mini ginásio), salas climatizadas e um amplo refeitório, além de sistema de água de reuso e aproveitamento fotovoltaico, que converte energia solar em elétrica.

A nova escola conta ainda com sala de secretária, sala de direção, sala de coordenação, sala dos professores, copa, enfermaria e almoxarifado, tendo uma equipe composta por cinco gestores, 90 professores (PEB I e PEB II), 14 funcionários (administrativo, inspetores e monitores), 47 ADIs, quatro merendeiras e 10 auxiliares de limpeza. A estrutura dispõe de câmeras de monitoramento, alarme de segurança e vigilância 24 horas. Foram 13 meses para a conclusão da nova unidade.

Projeto Bilíngue
A unidade IV traz também uma novidade, que é o projeto piloto Bilíngue no qual, em uma primeira etapa, cerca de 120 alunos de 4 e 5 anos, terão 25% da carga horária da semana em inglês. Não se trata de aula de inglês, mas aulas ministradas neste idioma, por professores capacitados, que se estenderão aos demais estudantes posteriormente. O objetivo é estimular o raciocínio bilíngue e desenvolvimento desses alunos, que se encontram na fase de pré-alfabetização, através de diversas brincadeiras, podendo em um futuro servir como porta de entrada para um mercado de trabalho. A ideia é que, já em 2028, quando esses alunos deixarem a rede municipal para ingressar a rede estadual, estejam aptos a se comunicar em inglês.