15/04/2024
HomeNotíciasInauguração do Marco Zero dá início ao aniversário de 413 anos de Itu

Inauguração do Marco Zero dá início ao aniversário de 413 anos de Itu

Imagem mostra o local do Marco Zero, que identifica como o ponto de origem da cidade e ao fundo a Igreja do Bom Jesus.

A solenidade contou ainda com a entrega da revitalização da Praça Bom Jesus, acendimento da Pira e medalha “Domingos Fernandes”

Dando início às comemorações de aniversário da cidade, a Prefeitura de Itu realizou na noite de quarta-feira (01/02), a inauguração do Marco Zero, localizado na Praça Padre Anchieta. Além da implantação do novo atrativo, foi entregue a revitalização da mesma praça, mais conhecida como Praça do Bom Jesus. O evento contou também com o já tradicional acendimento da Pira e foi finalizado com a entrega da medalha “Domingos Fernandes” para Primo Menabó e João José “Tucano” da Silva, homenageados pela Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu).

O prefeito Guilherme Gazzola destacou a importância do momento para o município: “hoje não se trata apenas de uma inauguração, mas sim de mais um capítulo na história de Itu, mais um passo para o futuro, por meio de investimentos na cidade, no turismo e na cultura”.

Além da presença do prefeito, o evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Luciano do Secom, pelo diretor do Dadetur, Antônio Vaz Serralha, representando o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena. Os vereadores Mané da Saúde, Normino da Rádio e o Luisinho Silveira também se fizeram presentes, assim como os secretários municipais de Turismo, César Calixto, e de Cultura, Maitê Velho.

Marco zero e revitalizaçãoO local do Marco Zero foi escolhido respeitando as diretrizes de órgãos de preservação patrimonial, Iphan e Condephaat, como o ponto de origem da cidade. As coordenadas latitude 23°15’40,91”S, longitude 47°18’7,48”W e altitude 573,93m, compõem o centro geográfico de um município, a partir do qual todas as medições de distâncias relativas a ele estão estabelecidas.

O novo atrativo passa a integrar a Praça do Bom Jesus, que passou por revitalização, com a substituição e ampliação da rede elétrica de iluminação e instalação de tomadas, a infraestrutura de tubos e cabos, a execução de rampas de acessibilidade, a recuperação dos canteiros e revitalização do paisagismo, o recapeamento asfáltico, a reforma do piso, a retirada e recolocação do mosaico português, além da reforma dos bancos de madeira, lixamento e pintura.

Todas as melhorias ocorreram num período de sete meses e contaram com investimento de R$ 470.346,14, provenientes do Dadetur, órgão do Governo Estadual que apoia o desenvolvimento das estâncias turísticas.