Widget Image
Secretarias
11/03/2024
HomeEmpregoPrograma de Capacitação na área de T.I é divulgado pelo Estado

Programa de Capacitação na área de T.I é divulgado pelo Estado

Imagem mostra uma tela, mouse e teclado de um computador, fazendo referência a divulgação de abertura de vagas para o programa de capacitação.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico lançou nesta quarta-feira (29/03) o programa de capacitação “qualifica SP”, que vai oferecer 123 mil vagas para cursos de qualificação na área de Tecnologia da Informação, com oportunidades exclusivas para mulheres e PcDs. Essa é a primeira etapa do programa que terá T.I como foco, mas posteriormente outras áreas também serão contempladas.

O secretário municipal de Emprego e Renda de Itu, Olavo Volpato, ressalta a importância dos interessados se inscreverem e buscarem a qualificação que está sendo oferecida pelo Estado de forma gratuita. “A área da tecnologia da informação é uma das que mais cresce e o déficit de mão de obra pode ser encarado como uma boa oportunidade de ingresso no mercado de trabalho”, disse.

Segundo relatório da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos profissionais no país. Além disso, um estudo recente do IDC (International Data Corporation) aponta que o mercado de tecnologia brasileiro vai crescer 6,2%, número bastante positivo e acima do PIB.

A primeira fase do programa de capacitação “qualifica SP” realizará os cursos por meio de parcerias com três empresas do segmento: a ADA Tech, que disponibilizou 60 mil vagas nos cursos “desenvolvedor de Software jr. e Softskills”; a Impacta, com 60 mil vagas em “engenharia de dados” e “desenvolvedor Backend”; e Softex, com 3 mil vagas de “desenvolvedor full stack e desenvolvedor mobile”.

Ao todo, serão 7 mil vagas exclusivas destinadas às PcDs, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. Dentro deste quadro, o público negro terá prioridade. Todos os cursos serão realizados de maneira remota e com carga horária que varia entre 140 e 360 horas. Os estudos terão início a partir de maio.

InscriçãoPara se inscrever é necessário acessar o site desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/qualificasp/, clicar no link para escolher o curso, em seguida, no botão “inscreva-se” e preencher os dados. No caso da ADA, o interessado deve clicar em “saiba mais” e se cadastrar diretamente no site do Parceiro.