14/03/2024
HomeGovernoPrefeitura recorre ao Gaeco para investigar gestão da Santa Casa de Itu

Prefeitura recorre ao Gaeco para investigar gestão da Santa Casa de Itu

Medida visa preservar o patrimônio da Irmandade, que teve todos os seus bens requisitados pela Prefeitura de Itu na data de hoje, para garantir pagamentos dos funcionários demitidos e abandonados pelo São Camilo

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, através de ofício, solicitou junto ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) providências investigativas diante de graves indícios de irregularidades praticadas na gestão do Hospital Santa Casa, sob responsabilidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu e da Sociedade Beneficente São Camilo. Diante de suspeitas de dilapidação patrimonial, o pedido foi feito pelo chefe do Executivo, visando preservar os bens da Santa Casa para garantir os pagamentos dos 850 funcionários demitidos e abandonados com a saída tumultuada da Sociedade Beneficente São Camilo.

De acordo com o material encaminhado ao Gaeco, as situações suspeitas aparentam ser de longa data. Em determinado trecho, há relato a respeito de uma ação judicial de dissolução da administradora do patrimônio imobiliário da Irmandade. Neste ponto, é exposto que no intervalo de apenas um mês (de novembro a dezembro de 2014), o montante de R$ 2.842.313,26, declarado sob rubrica da Irmandade, foi reduzido para R$ 9.165,25, sem nenhuma justificativa plausível.

Ainda segundo o ofício, desde que requisitou o Hospital Santa Casa para impedir seu total fechamento, a Prefeitura não teve acesso sequer ao inventário dos bens adquiridos com recursos públicos, sugerindo grave indício de desvio de finalidade e lesão ao erário. O documento ainda relata a falta de comprometimento da Irmandade da Santa Casa de Itu diante de seus deveres como instituição de saúde e a administração imprópria da Sociedade Beneficente São Camilo.