Widget Image
Secretarias
22/03/2024
HomeMeio AmbientePrefeitura de Itu lança campanha “ReciclaÓleo” para intensificar coleta adequada de óleo de cozinha na cidade

Prefeitura de Itu lança campanha “ReciclaÓleo” para intensificar coleta adequada de óleo de cozinha na cidade

Com o objetivo de estimular a destinação correta do óleo de cozinha usado e reduzir prejuízos causados ao meio ambiente e às redes de esgoto, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lançou a nova campanha “ReciclaÓleo“. A ação conta com a parceria da Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu), responsável pela coleta e destinação final do óleo usado.

Entre as ações da campanha está a entrega de panfletos informativos em bairros de maior incidência de vazamentos de esgoto em função do descarte incorreto do óleo. São eles: Portal do Éden, Vila Nova, Alto da Vila Nova, Vila Leis, Cidade Nova e Centro. Além disso, a população pode ajudar descartando o óleo depositado em garrafa pet (transparente) e entregar juntamente com os materiais recicláveis na coleta executada pela Comarei em todos os bairros de Itu e/ou levar a garrafa até o ecoponto mais próximo.

Nesta primeira etapa da campanha, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente também irá cadastrar condomínios verticais e horizontais, indústrias e grandes comércios que desejarem ser um ponto de coleta. Os interessados podem enviar um e-mail para: [email protected] com nome, RG, CPF e telefone de contato. Após avaliação, a prefeitura oferecerá uma bombona devidamente identificada. A Comarei fará a coleta.

A secretária do Meio Ambiente, Verônica Sabatino, destaca que a campanha “ReciclaÓleo” propõe aumentar a porcentagem do óleo reutilizado em toda a cidade com a ajuda da população. Segundo ela, no último mês foram recolhidos 1500 litros. Com a campanha ,a estimativa é triplicar esse volume. “Queremos observar cada vez mais os benefícios que a reciclagem representa não só ao meio ambiente, mas também à sociedade, principalmente em comunidades onde a atividade gera emprego e renda“, pontua.

Separação do Óleo:

1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos

2° – Passe o óleo usado em uma peneira e funil para tirar resíduos de alimentos e armazene em garrafa plástica

3° – Feche a garrafa para evitar odores e insetos

4° – Limpe os itens usados com guardanapo

5° – Leve a garrafa ao ponto de entrega mais próximo

 

Sobre a Comarei

Fundada no ano 2000, a Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) tem como objetivos o cooperativismo, a capacitação e a profissionalização dos catadores como agentes da limpeza e proteção ambiental. Atende 70 famílias através da coleta, triagem e venda dos materiais recicláveis às indústrias recicladoras. Tem uma ação inovadora por ser a responsável pela coleta seletiva de lixo em toda cidade de Itu, sendo referência em todo Brasil.