Widget Image
Secretarias
27/05/2024
HomeCulturaPrefeitura de Itu deve implantar Rota da Arte

Prefeitura de Itu deve implantar Rota da Arte

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola e os secretários municipais visitando espaços culturais da cidade, para implantar a Rota da Arte em Itu.

Representantes do Poder Público Municipal estão mapeando os pontos culturais que se multiplicaram após a pandemia para criar a Rota da Arte

Durante o período de pandemia, Itu, por estar localizada próxima aos grandes centros e oferecer os benefícios de uma cidade do interior, passou a ser destino de quem buscou uma alternativa para mais qualidade de vida. Isso não foi diferente em relação aos artistas e agentes culturais. Atenta a esse fenômeno, a Prefeitura de Itu está mapeando a presença deste segmento no município e está elaborando a Rota da Arte.

O prefeito Guilherme Gazzola, acompanhado dos secretários municipais Gilmar Pereira (Planejamento) e Sabrina Souli (Cultura), está visitando um a um desses locais que fomentam a arte na cidade. O objetivo é traçar um percurso que servirá de referência aos turistas e moradores de Itu, assim como proporcionar um guia que poderá servir de base para ações de estímulo à economia criativa e desenvolvimento de políticas públicas para a área das artes.

Um dos exemplos mais notórios foi a vinda do artista mundialmente reconhecido, Kobra, que se mudou para Itu e tem um estúdio de criação nas dependências do Museu FAMA (Fábrica de Artes Marcos Amaro), onde também se encontra o Ateliê do Mestre Alvino. A cidade também foi a escolhida por André Gola, outro expoente do muralismo brasileiro.

Além dos novos ateliês e estúdio abertos à população, espaços já existentes antes da pandemia também ganham atenção especial nessa iniciativa e deverão integrar a Rota da Arte. Lugares que abrigam exposições, mostras e difundem a cultura por meio de produtos para a criação de obras artísticas também são contemplados neste levantamento. O mesmo ocorre com escolas e instituições que promovam oficinas e aulas de dança, escultura, pintura, música, teatro e outras modalidades.

Dentre os pontos já visitados pelos representantes da Prefeitura estão a Casa das Artes (Alessandra Neves), o Matiz Ateliê Visual (Marco Gonçalves), Kramer Ateliê (Guilherme Kramer), Confrades Bar, Sarau Ateliê (Gisela Pedroso), Espaço Multicultural Arte en Tablado (Camila Leitte) e Espaço Extraordinário. Atividades artísticas também vêm sendo observadas pela equipe, como a Exposição de Nani Mazurchi na Sede da Melhor Idade, entre outros. A equipe da Prefeitura prossegue com o levantamento e novos espaços de arte e cultura serão visitados.