Widget Image
Secretarias
18/03/2024
HomeCulturaOralidade é celebrada com programação especial no Cila

Oralidade é celebrada com programação especial no Cila

Ao longo do mês de agosto, a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, por meio do Centro Ituano de Letras e Arte (Cila), realiza diversas atividades voltadas à população em comemoração ao mês da Oralidade, composta por contação de causos, compartilhamento de histórias e conhecimentos do folclore, que resistiram através da oralidade até os dias atuais.

Confira a programação:

 15/08 – segunda-feira – Contação “Gente de Quem”? – às 9h, o Cila traz a presença do Sr. José Francisco Navarro, que contará a história do Cila em outros tempos, um período de 1982 a 2008, tempo em que José Francisco trabalhou no local que abrigava o antigo velório municipal.

17/08 – quarta-feira – Rodas de causos, oralidade e diálogos: das 14h às 15h30, a programação é voltada para terceira idade, para que as pessoas possam contar um causo ou uma história, em roda de conversa compartilhando narrativas sobre coisas curiosas que conhecem. Na ocasião haverá registro através da gravação com o celular para dar inicio ao acervo do Projeto Biblioteca Falante.

18/08 – quinta-feira– Contação de Historia com Kiara Terra: às 9h e às 14h, a artista criou a metodologia de contar historias que se chama “A História Aberta”, através de narrativas colaborativas a partir da escuta de perguntas do público.

19/08 – sexta-feira – Integração do Cila com crianças do Cel: das 14h às 16h, o espaço realiza a apresentação de Bumba meu Boi, a contação acontece no Cilinha, na biblioteca infantil, através de uma visita conhecendo o lugar e compartilhando o aprendizado que fizeram no CEL com arte-educação.

23/08 – terça-feira – Contação de historias Guaranis: das 14h às 16h, será um dia especial, dedicado às historias da mitologia Guarani, que permanecem até os dias de hoje por causa da oralidade e do compartilhamento oral.

24/08 – quarta-feira – Rodas de causos, oralidade e diálogos: das 14h às 15h30, a programação é voltada para terceira idade, para que as pessoas possam contar um causo ou uma história, em roda de conversa compartilhando narrativas sobre coisas curiosas que conhecem. Na ocasião haverá registro através da gravação com o celular para dar inicio ao acervo do Projeto Biblioteca Falante.

25/08 – quinta-feira – Especial Dia do Folclore: Tem Saci em Itu? – das 14h às 16h, o evento é aberto ao público e os participantes poderão ilustrar uma carta escrita por uma professora ituana no século XX, endereçada ao escritor Monteiro Lobato em que fala sobre o saci de Itu.

26/08 – sexta-feira – Exibição Cine Clube – das 19h30 às 22h30, a exibição é aberta a toda população.

28/08 – domingo – Ensaio aberto da Orquestra de Viola de Itu: às 10h, sob a regência da professora, Celia Trettel, o evento será aberto a toda população.

30/08 – terça-feira – Compartilhamento “Gente de Quem”? As benzedeiras de Itu: das 15h às 16h30, a sessão é aberta a toda população.

31/08 – quarta-feira – Compartilhamento de todos os causos realizados durante o mês de agosto: gerando ilustrações feitas no Ateliê, a atração é voltada para o público infantil e infanto juvenil.