06/04/2024
HomeCulturaObras de restauro do Espaço Almeida Júnior são acompanhadas de perto

Obras de restauro do Espaço Almeida Júnior são acompanhadas de perto

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola acompanhando de perto as obras de restauro do Espaço Almeida Júnior

A intervenção no prédio histórico para as obras de restauro está prevista para ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024

Na tarde desta quarta-feira (25/10), o prefeito Guilherme Gazzola, junto ao secretário municipal de Administração, Lucas Cardoso e outros membros de sua equipe, acompanhou o andamento das obras de restauro do Espaço Almeida Júnior, importante prédio para a história da cidade de Itu e do Estado de São Paulo. As intervenções, que tiveram início em maio deste ano, estão sendo realizadas com técnicas modernas de restauração, respeitando toda a questão arquitetônica do imóvel datado do século XIX.

“Neste momento estamos com algumas frentes de trabalho acontecendo simultaneamente, a completa instalação de uma nova parte elétrica, dados e telefonia, pintura das fachadas, instalação do elevador especial para atender as normas de acessibilidade, assim como os banheiros. Também há o restauro das esquadrias (portas e janelas). Todo este trabalho está sendo feito à mão, o que exige muita calma e atenção”, destacou o prefeito Guilherme.

Tombado patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), o sobrado, como um todo, possui uma importância significativa para a cidade. Em meio as pesquisas realizadas no local, foram descobertas pinturas de época nas paredes, que serão recuperadas e mantidas. O forro e piso serão preservados, respeitando as alterações feitas no decorrer dos anos, sendo que em uma das salas foram encontrados os originais, que também serão conservados.

A obra está prevista para ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2024, trazendo de volta parte da história da cidade. O imóvel se tornará uma extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, contando com parte do acervo inédito da instituição. O Espaço Almeida Júnior sediará também dois museus municipais: MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal Synésio de Sampaio Góes) e o Museu de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

“A conclusão desta obra é uma realização muito grande, afinal, este é o último prédio público do Centro Histórico que faltava ser preservado. Durante nossa gestão já foi realizado restauro do Mercado Municipal e as revitalizações da escola Convenção de Itu e o antigo velório, que hoje, resignificado, abriga o Centro Ituano de Letras e Artes”, finalizou.