15/04/2024
HomeCultura“Mulheres Negras no Serviço Público” é tema de Exposição Fotográfica

“Mulheres Negras no Serviço Público” é tema de Exposição Fotográfica

Imagem mostra a fachada do centro administrativo da Prefeitura de Itu, que vai receber a exposição fotográfica "Mulheres Negras no Serviço Público".

A Exposição “Mulheres Negras no Serviço Público” tem início no dia 25 de julho, data de celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

No dia 25 de julho, às 10h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico em parceria com a Secretaria de Educação, realiza a Exposição Fotográfica “Mulheres Negras no Serviço Público”, uma homenagem à Cida Nascimento. As imagens e curadoria da mostra são do fotógrafo Juca Ferreira.

A Exposição, que ocorre no saguão do Paço Municipal e que permanecerá disponível para visitação pública, contará com fotos das funcionárias em seu local de trabalho, em forma de agradecimento a estas mulheres que deixam sua marca em suas respectivas áreas dentro do serviço público e, acima de tudo, que deixam um legado para a história de Itu. O objetivo é fomentar a identificação das mulheres, em especial das que se autodeclaram negras, como referência em outros patamares da sociedade.

O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), sendo sancionada no Brasil, sob lei nº 12.987/2014, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

A homenageadaRepresentando todas as mulheres negras do serviço público, Cida Nascimento, falecida em 2007, dedicou anos da sua vida com grande bravura e primor à educação, colaborando diretamente na formação de muitos cidadãos ituanos.