20/04/2024
HomeEducaçãoMembros do Conselho de Restauro do Convenção visitam prédio da escola

Membros do Conselho de Restauro do Convenção visitam prédio da escola

Os membros do Conselho de Restauro do Prédio da Escola Convenção de Itu estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (22/07), vistoriando o prédio do colégio, localizado na Praça Conde de Parnaíba no Centro. No encontro, os participantes puderam percorrer o antigo edifício, tendo uma real noção da situação do local. O prefeito Antonio Tuíze, o vereador Olavo Volpato e a secretária municipal de Educação, Marilda Cortijo, estiveram acompanhados de empresários da cidade e representantes da sociedade civil ituana.

O conselho, que regularmente se reúne nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, busca recursos financeiros e materiais para dar início às obras de restauro do local.  Uma das propostas do grupo é a formação de uma comissão para organizar grandes eventos artísticos e culturais na cidade, visando a arrecadação de fundos a serem revertidos para a recuperação do prédio.

O imóvel, que abrigava a escola Convenção de Itu desde 1927, encontra-se deteriorado após quase nove décadas de uso e patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

De acordo com os participantes do conselho, o restauro pretende devolver as condições e os aspectos originais do Convenção, mantendo sua integridade física, bem como seu valor histórico e cultural. Desde 2010, a EMEF Convenção de Itu está instalada, provisoriamente, num prédio localizado na Rua Sorocaba, nº 119, Centro.

Texto e foto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(22/07/15)