Widget Image
Secretarias
25/04/2024
HomeSegurançaMaio Amarelo tem palestras em escolas de Itu

Maio Amarelo tem palestras em escolas de Itu

Uma série de palestras está sendo promovida para alunos do Ensino Médio em algumas escolas de Itu como parte da programação alusiva ao Maio Amarelo, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural e a empresa GTSM1. O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Nesta semana houve palestras para alunos da Escola Estadual Professor Rogério Lázaro Toccheton, sempre acompanhadas pelo diretor de Mobilidade da referida Secretaria, Hélio Tomba Júnior. Com o título “A promoção da paz em oposição à violência no trânsito”, as palestras são ministradas por Therbio Felipe, que é mentor em Desenvolvimento Estratégico da GTSM1 (uma das maiores montadoras de bicicletas do Brasil, instalada em Itu), consultor e palestrante sobre ciclomobilidade, cicloturismo e sustentabilidade, com apresentações oficiais em eventos nacionais e internacionais.

Durante as palestras são abordados os seguintes conteúdos: A promoção da paz em um ambiente de conflito (Trânsito); A eficiência da bicicleta (Desafios Intermodais pelo Brasil e pelo Mundo); Cicloestruturas e Ciclomobilidade (A Relação entre capacitação do espaço e comportamento dos usuários; soluções adequadas às Linhas de Desejo); A cultura da bicicleta (O aumento vertiginoso de perfis de usuários de bicicletas, suas motivações e possibilidades); Os benefícios e vantagens da bicicleta na cidade (Deslocamentos ideais, eficiência energética, gestão do tempo de deslocamento, etc); A bicicleta no Código de Trânsito (Considerações positivas à Promoção da Paz no Trânsito; mudança urgente de perspectiva cidadã); O comportamento do ciclista na cidade (O maior cuida o menor).

Na próxima semana serão ministradas palestras na Escola Estadual Professor Rogério Lázaro Toccheton (23/05), no Colégio Divino Salvador (26/05) e na Escola Estadual Francisco Nardy Filho (27/05).