HomeSaúdeItu supera meta nacional da campanha de vacinação

Itu supera meta nacional da campanha de vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do serviço de Vigilância Epidemiológica, divulgou que Itu atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Atualização de Cadernetas de Vacinação para o ano de 2015. Ao todo foram vacinadas 9.362 crianças, o que representa 97,29% da população alvo formada por 9.622 crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que o índice recomendado pelo Ministério é de 95%.

O prefeito Antonio Tuíze agradeceu à equipe de profissionais da Saúde pelo empenho nesse trabalho de imunização e também aos pais e responsáveis pelas crianças contempladas pela campanha, que entenderam a importância da vacinação e procuraram o serviço de saúde para participar dessa ação.

Conhecida popularmente como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é transmitida pelo poliovírus e deixa sequelas no sistema nervoso como a paralisia. A poliomielite foi erradicada no Brasil devido à vacinação (o último caso registrado foi em 1989), mas na África e Ásia ainda há regiões onde o poliovírus é endêmico, o que justifica a continuidade das campanhas de vacinação para evitar que a doença se reintroduza.

A Prefeitura de Itu disponibiliza à população um total de 15 Unidades Básicas de Saúde, todas com sala de vacina. Caso o pai ou responsável tenha dúvidas a respeito de imunização, pode procurar a enfermeira responsável pela Unidade mais próxima de sua residência, portando a Caderneta de Vacinação da criança, a fim de esclarecê-las.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(15/09/15)