24/03/2024
HomeMeio AmbienteItu recebe evento para aprimoramento da Gestão de Resíduos da região

Itu recebe evento para aprimoramento da Gestão de Resíduos da região

Nesta quarta-feira (07/03), Itu será sede do evento “Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes – Região Metropolitana de Sorocaba”, que tem como objetivo discutir soluções para a adequação dos municípios da região às questões impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei federal 12.305). O encontro ocorre no auditório da Prefeitura de Itu (Av. Itu 400 Anos, Novo Centro) a partir das 9h.

A lei encaminha a responsabilidade aos municípios para desenvolverem soluções para a coleta, tratamento, reaproveitamento e destinação correta dos resíduos gerados, além de exigir a elaboração de planos específicos sobre o tema, que envolvem diagnósticos sobre a situação da cidade com relação a gestão de resíduos e as devidas soluções. As cidades que não apresentarem seus planos estarão sujeitas à perda do repasse de recursos federais.

Grande parte dos municípios afirma não contar com a saúde financeira necessária para desenvolver soluções efetivas. Atualmente, 88% dos municípios brasileiros possuem menos de 50 mil habitantes, fato que dificulta ainda mais a criação de centros de tratamento individuais pelo seu alto custo de construção, operação e manutenção, por exemplo.

“Infelizmente, é impossível implantar uma usina de tratamento de resíduos em cada um dos 5.570 municípios brasileiros. No atual momento, o que as cidades mais necessitam é a redução dos custos e o aprimoramento da gestão. Só assim o município poderá oferecer serviços cada vez mais eficazes para a população”, afirma o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin.

“A realização deste simpósio é de extrema importância para os municípios de nossa região e a presença de seus representantes revelará o interesse efetivo no tema, uma vez que as questões que envolvem destinação e tratamento de resíduos sólidos têm se tornado mais complicadas a cada dia”, comenta Guilherme Gazzola, prefeito de Itu e presidente da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba).