08/04/2024
HomeNotíciasItu realiza diversas ações no Dia D de Mobilização Estadual contra as arboviroses urbanas

Imagem mostra um agente sanitário em momento de ação realizando fumacê em uma residência em Itu.

A Prefeitura de Itu preparou programação especial para o “Dia D de Mobilização Estadual” contra as arboviroses urbanas, que ocorre nesta sexta-feira (01/03), com mutirão com visitas a aproximadamente dois mil imóveis localizados em bairros com maior incidência de casos da doença, quando os agentes também distribuirão folhetos educativos; operação fumacê nos bairros Bom Viver e Jardim Oliveira; colocação de faixas sobre o “Dia D” em locais com maior fluxo de pedestres e veículos na cidade; envio de material de divulgação digital para empresas e instituições de ensino do município; ações educativas em escolas; além das atividades rotineiras desenvolvidas na cidade.

É importante destacar que o trabalho de combate às arboviroses é promovido de forma contínua em Itu, ao longo de todo o ano, independente do registro de casos da doença. Esse trabalho envolve diversos serviços como o de Controle de Vetores, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, Pronto Atendimento Municipal (PAM), Centro de Atendimento Dengue, Hospital da Criança e Vigilância Epidemiológica (Viep).

Itu é uma das poucas cidades da região que utiliza o teste rápido, possibilitando a obtenção de diagnósticos precoces, o que permite que o tratamento do paciente positivado seja iniciado de imediato. Com a implantação do Centro de Atendimento Dengue, na última segunda-feira (26/02), a hidratação, se necessária, já é iniciada nas dependências do referido serviço, que dispõe de estrutura para esse procedimento tão necessário no tratamento de dengue.

O Centro de Atendimento Dengue é mais um local para testagem, medicação e atendimento de enfermagem e médico. Pessoas com 12 anos ou mais que apresentarem os sintomas da doença podem procurar pelo Centro de Atendimento Dengue de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua José Lira Filho, 53, Altos da Vila Nova.

A ação intersecretarial de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti foi convocada pelo Governo do Estado de São Paulo e envolve os 645 municípios paulistas. O evento foi anunciado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e inclui atividades especiais em escolas, orientação à população e fortalecimento das ações de combate à doença nas residências.