19/04/2024
HomeObrasItu quadruplica pedidos de viabilidade para abertura de empresas em 4 anos

Itu quadruplica pedidos de viabilidade para abertura de empresas em 4 anos

Nos últimos quatro anos, o município de Itu mais que quadriplicou o número de pedidos de viabilidade, feitos por empresários de todos os portes, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras. A afirmação pode ser comprovada em consulta ao sistema VRE/REDESIM, onde se observa que, em 2016, a cidade registrou 1863 pedidos, progredindo anualmente para 8635 em 2020, em plena pandemia.

Esse período de quatro anos é marcado pela primeira gestão da administração municipal, agora reeleita. Se forem considerados dois anos anteriores ao último quadriênio, o crescimento é ainda mais relevante, já que, em 2015, foram 230 pedidos e, em 2016, apenas 186.

A diferença entre as duas épocas observadas reforça a melhoria no andamento dos pedidos e a desburocratização promovida pelo governo municipal para incentivar o empreendedorismo local. O pedido de viabilidade é um dos primeiros passos para a abertura de uma empresa, refletindo diretamente na geração de empregos e renda para o município.