06/05/2024
HomeNotíciasItu inicia vacinação contra dengue nesta segunda-feira

Itu inicia vacinação contra dengue nesta segunda-feira

Imagem mostra em foco um braço recebendo uma vacina.

A campanha de imunização segue as orientações do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (06/05), a vacinação contra a dengue, e prossegue com as campanhas de Multivacinação (acerto de Carteirinhas de Vacinação para crianças e adolescentes de zero a 14 anos), contra Influenza (Gripe) e contra Covid. De segunda a sexta-feira a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 18h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Rancho Grande) funcionam até às 19h. No sábado (11/05), a vacinação ocorre das 8h às 14h, nas UBS 02 (Jardim União) e 05 (Rancho Grande).

A vacina contra a dengue contempla, neste momento, crianças e adolescentes na faixa etária de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias. As crianças e adolescentes nessa faixa etária que já tiveram dengue podem receber a vacina para diminuir os riscos de agravamento da doença numa possível nova infecção. Mas, a recomendação para quem teve dengue recentemente, é aguardar seis meses para tomar a vacina.

Em relação à Gripe (Influenza), a vacinação foi ampliada para a população não vacinada a partir de 6 meses de idade.

A Secretaria de Saúde de Itu informa que a vacinação contra a Covid segue as determinações do Ministério da Saúde, sempre de acordo com o quantitativo de vacinas disponibilizado pelo referido órgão federal. É importante destacar que a vacina Pfizer Bivalente está em desabastecimento pelo Ministério da Saúde. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo munícipe na UBS de referência.

Conheça aqui todas as Unidades Básicas de Saúde localizadas em nossa cidade.