15/04/2024
HomeEducaçãoItu está entre as cidades paulistas com maior percentual de leitores

Itu está entre as cidades paulistas com maior percentual de leitores

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola com sua equipe em prêmio que deixa Itu entre as cidades paulistas com maior número de leitores.

A cidade foi reconhecida na premiação “Município Destaque na Alfabetização”, durante o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP na Sala São Paulo

Selecionada como uma das finalistas do prêmio “Município Destaque na Alfabetização”, Itu foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Educação pelo desempenho positivo em alfabetização, estando entre as 60 cidades paulistas com maior percentual de leitores. Itu ocupa a 15º posição na categoria Fluência Leitora, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A premiação, celebrada nesta terça-feira (20/02) na Sala São Paulo, ocorreu durante o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, realizado pelo governador Tarcísio de Freitas. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual, mencionou que “o mais avançado que pode ser feito pelo desenvolvimento social é cuidar da Primeira Infância”.A Rede Saber Convenção de Itu apresentou o maior Índice de Fluência em Leitura (IFL) de 8,5, seguida da EMEF Cid Rocha com 8,4, considerando uma escala de até 10 pontos possíveis. A média do IFL nas demais escolas municipais de Itu foi de 5,8, superior à média do Estado que é de 4,8. “Esse resultado valida diretamente a Cruzada Pela Educação implantada no início de 2023, que tem justamente o foco em garantir a alfabetização dos nossos alunos na idade certa,” destaca o secretário municipal de Educação de Itu, Plinio Bernardi Jr.“Educação de qualidade é prioridade de Itu e isso não é possível sem alfabetização na idade certa. Há oito anos temos essa prioridade e os resultados, que normalmente são vistos somente a longo prazo, já começam a aparecer. Muito feliz em ver Itu apresentar um percentual representativo de pequenos leitores entre 645 municípios do Estado de São Paulo”, comenta o prefeito Guilherme Gazzola. Além do prefeito e do secretário, Itu foi representada por diretoras e gestoras da Secretaria Municipal de Educação.O prêmio estadual enaltece os esforços e as conquistas de gestões municipais, que têm se empenhado na promoção da educação e na garantia do direito à alfabetização para todos os cidadãos. A classificação, que indicou sucesso no Ensino de Itu, teve como referência os resultados da Avaliação de Fluência Leitora realizado na rede municipal.