Secretarias
HomeMeio AmbienteItu conquista Prêmio “Governador André Franco Montoro” na categoria Biodiversidade

Itu conquista Prêmio “Governador André Franco Montoro” na categoria Biodiversidade

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto ao Governador Tarcísio Freitas, se cumprimentando

Na entrega, o governador do Estado parabenizou municípios que cuidam de seus resíduos sólidos, como ocorre em Itu

Itu conquistou mais uma vez o Prêmio “Governador André Franco Montoro”, garantindo a 1ª colocação na categoria Biodiversidade entre 74 municípios de 100 a 500 mil habitantes. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (05/06), em cerimônia com o governador Tarcísio de Freitas, na qual o prefeito Guilherme Gazzola, acompanhado dos secretários Gilmar Pereira (Planejamento e Gestão de Projetos) e Maria Teresa Di Ciero (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), e o supervisor da equipe de Fauna, Carlos Andrade estiveram presentes.

Na solenidade, realizada no Parque Villa Lobos em São Paulo, Guilherme e sua equipe receberam o troféu, conquistado graças às ações de biodiversidade e proteção da fauna silvestre, por meio do Projeto de Resgate e Conservação de Animais Silvestres que existe em Itu desde 2022. O prêmio foi criado no âmbito do PMVA (Programa Município Verde Azul), a premiação busca destacar os municípios que alcançaram melhores desempenhos nas diretivas do programa.

Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas, parabenizou e agradeceu as cidades comtempladas em seu discurso: “esse evento é uma oportunidade importante para avaliarmos o empenho dos municípios paulistas com a preservação do meio ambiente, com a sustentabilidade. A gente está vendo o comprometimento de nossos prefeitos com um tema tão importante.”

Tarcísio aproveitou a oportunidade para enaltecer “a boa gestão dos resíduos sólidos”, como a que é praticada em Itu e lançou o programa Integra Resíduos, com o propósito de melhorar a gestão de resíduos sólidos por meio do incentivo a parcerias público-privadas e da regionalização, por exemplo, via consórcios intermunicipais.

A ideia defendia pelo governador do Estado de São Paulo é similar ao que a Prefeitura de Itu já vem praticando graças a implantação de sua CTR (Central de Tratamento de Resíduos), que é uma solução mais eficiente e econômica para os aterros em fim de vida útil por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Celebrando a conquista, o prefeito Guilherme Gazzola declarou: “em um ano marcado por tragédias ambientais, é muito gratificante receber este reconhecimento em razão de nossos esforços pela preservação e zelo para com o ecossistema. Esse prêmio comprova que nossa preocupação ambiental, que engloba o manejo de resíduos sólidos, a recuperação de nascentes, os cuidados com a biodiversidade e outras tantas ações neste sentido, é mais do que necessária e precisa ser continuada”.

Projeto vitorioso
O projeto de Resgate e Conservação de Animais Silvestres, que colaborou para a vitória ituana do Prêmio “Governador André Franco Montoro”, abrange a criação de procedimentos de manejo, resgate e destinação de animais silvestres, formação de equipe para resgate, certificação de capacitação técnica para as atividades de resgate, aquisição de equipamentos para manejo de fauna bem como ações de educação ambiental.

Com essas ações, foram resgatados animais vertebrados que englobam mamíferos, aves e répteis, entre eles, gambá de orelha branca, ouriço cacheiro, onça, veado-catingueiro, raposinha do campo, sagui de tufo preto, gavião peregrino e tucano. Foram recebidos 385 animais silvestres em 2022, 463 em 2023 e, neste ano até o final de maio, o número supera 300 animais.

Município Verde Azul
O Município Verde Azul avalia diretivas, dentre os quais são executados relatórios anuais das ações ambientais que o município desenvolveu durante o ano. As 10 diretivas do Programa são: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Biodiversidade, Esgoto Coletado e Tratado, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos, Uso do Solo e Educação Ambiental.

Em 2023 a Prefeitura de Itu também foi destaque no prêmio, ficando com a 1ª colocação no ranking da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, entre as 35 cidades que compõem a Bacia.