Widget Image
Secretarias
15/04/2024
HomeCulturaInscrições para oficina de fotografia estão abertas

Inscrições para oficina de fotografia estão abertas

A Secretaria de Cultura de Itu realiza nos dias 18 e 25 de outubro a oficina “Fotografia do cotidiano”, com Juca Ferreira e Renata Guarnieri, das 19h às 21h, na Casa da Praça.
A oficina gratuita tem o intuito de dar dicas e mostrar o trabalho realizado no dia a dia pelos dois fotógrafos, as dificuldades, acasos, oportunidades que ocorrem durante os eventos, a agilidade em perceber e antecipar o que vai acontecer, a rapidez com que as fotos precisam ser publicadas, sem tempo para que sejam produzidas, pensadas com antecedência ou até mesmo editadas.
Podem participar jovens e adultos, acima dos 16 anos, amadores, profissionais ou curiosos da área. As inscrições tem limite de 30 vagas e devem ser realizadas no site www.itu.sp.gov.br/inscricoes. A Casa da Praça fica na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro.

Juca Ferreira
Formado em publicidade na PUC em Campinas e fotografia na Escola Pan-americana de Arte e Escola Focus de Fotografia, formado pela FCAD – CEUNSP – Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio.  Participou da criação da Agência Unicom – Unidade de Comunicação, onde atuou na área comercial e fotográfica. Membro da Abrafoto. Repórter fotográfico, filiado à FENAJ. Atuou como freelancer para a Revista Veja, cobrindo as pautas para a versão para o interior, a Vejinha.  Colaborou com imagens para estudo e publicação em livro sobre Photoshop do renomado Alexandre Keese, habilitado pela Adobe como mestre em tratamento de imagem. Atuou nos segmentos corporativos, publicidade, gastronomia, eventos, arquitetura.

Renata Guarnieri
Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Prudente de Moraes. Trabalha há 12 anos como assessora de imprensa. Participou de cursos de Photoshop com Alexandre Keese, de fotografação de Arquivos Históricos, oferecido pelo Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu entre outros. É membro da Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos).

No Interfoto Itu 2017 realizou a exposição “Janelas das Almas – Incluindo Olhares” composta de 42 fotos de alunos da Apae Itu; também foi escolhida nas convocatórias “Do outro lado” que contou com 250 inscritos e 15 fotos escolhidas e da convocatória “Portas e janelas de Itu”, com 21 fotos expostas.
Algumas de suas fotos ilustraram a exposição “A moda de viola“ realizada pelo Museu da Música – Itu, além de guias turísticos e do Caderno do Patrimônio Histórico lançado em 2015.