25/03/2024
HomeTurismoII Seminário “Conheça uma Itu Sem Igual” destaca importância do setor turístico

II Seminário “Conheça uma Itu Sem Igual” destaca importância do setor turístico

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/09), o II Seminário “Conheça uma Itu Sem Igual”, organizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos. O seminário gratuito ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola e do secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Vinícius Salton.

Na ocasião Jorge Carlos Silveira Duarte, do Senac São Paulo, apresentou a palestra “Turismo e Negócio”, destacando a importância do setor na geração de empregos, os movimentos financeiros gerados nas cidades com esse potencial, os valores que os municípios podem acessar no Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), os planejamentos, impactos, investimentos e outros diversos pontos para desenvolver o setor.

O evento foi aberto para toda população conhecer mais sobre a cidade, seus atrativos, história e tudo o que tem a oferecer. “O turismo é parte muito importante da economia e Itu, é privilegiada nessa área pela localização geográfica, servida por rodovias e aeroportos, além de belezas naturais, turismo histórico, rural, religioso, de negócios e ainda a fama dos exageros. Itu tem essa vocação e estamos estimulando o turismo”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola.

Estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Evangelista Alves Pinheiro; o presidente da Associação Pró Desenvolvimento do Turismo Regional (Protur), Wagner Fioravanti; o coordenador do Senac Itu Luís Henrique Fiusa, secretários e diretores municipais.

No local, os participantes puderam visitar expositores como instituições de ensino, associações, artesanato, restaurantes, hotéis, campings, fazendas e muitos outros que mostraram seus trabalhos.

Quanto aos recursos que a cidade pode conquistar por meio do Dade para o desenvolvimento turístico, Itu já conseguiu os R$ 8 milhões a que tem direito. Com isso, o prédio do Mercado Municipal está passando por restauro, as praças da Independência (Carmo), Padre Miguel (Matriz), Washington Luiz e dos Exageros estão sendo revitalizadas, tudo com o intuito de trazer ainda mais turistas e também munícipes para esses locais.