Widget Image
Secretarias
26/04/2024
HomeSaúdeFiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado aprova atendimento da UPA de Itu

Fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado aprova atendimento da UPA de Itu

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou o atendimento prestado pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h de Itu. A unidade municipal de saúde passou por uma inspeção surpresa e teve resultado positivo em uma série de itens como, por exemplo, o grau de satisfação dos cidadãos que procuram pelo serviço.

O órgão estadual avaliou a qualidade do atendimento aos usuários; a satisfação do usuário (atestada por meio de entrevistas); o controle de presença de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde; as condições de armazenamento e dispensação de medicamentos; as condições físicas do local (acessibilidade, limpeza, conforto, sinalização e de equipamentos); e o descarte de resíduos hospitalares.

Em todos esses aspectos, a UPA de Itu obteve sucesso na chamada Fiscalização Ordenada, que ocorreu sem prévio aviso. Além de Itu, outros 298 serviços de saúde paulistas, distribuídos em 229 municípios, passaram pela mesma fiscalização promovida pelo Tribunal de Contas.

Localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, a UPA de Itu começou a funcionar em dezembro de 2017 e, desde então, o serviço tem aprimorado cada vez mais as condições de atendimento, visando o bem estar tanto do paciente, quanto de familiares e equipe de profissionais.

Hoje o serviço conta, por exemplo, com leitos adequados para idosos visando a segurança dos mesmos, sala de observação infantil, pulseiras de classificação de risco que organizam a ordem de atendimento conforme a gravidade do caso, cortinas de humanização dos leitos.