21/04/2024
HomeCulturaTerceira edição do Mais Itu atende mais de 100 pessoas

Terceira edição do Mais Itu atende mais de 100 pessoas

Durante a terceira edição do Mais Itu, realizada no último sábado (07/12), na Escola Estadual “Professora Priscila de Fátima Pinto”, localizada na Vila Lucinda, mais de 100 pessoas foram atendidas. O prefeito Guilherme Gazzola prestigiou o evento e conferiu as atrações culturais, os serviços de saúde, orientações e exposição de fotos do cotidiano dos moradores da Vila Lucinda.

Durante a ação, 73 pessoas foram submetidas aos controles de Hipertensão Arterial e de Glicemia, sendo que as que apresentaram alterações foram encaminhadas para acompanhamento médico em Unidade Básica de Saúde (UBS). Também foram realizadas consultas clínicas, testes rápidos para Hepatite, Sífilis e HIV, prestadas orientações sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e nutrição; houve agendamentos para castrações de animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e orientações sobre arboviroses pela equipe do serviço de Controle de Vetores.

Avaliações da equipe de saúde bucal encaminhou pacientes para tratamento referenciado nos consultórios das UBSs. O serviço social da Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente e prestou atendimento, além de encaminhar diversos casos para as UBSs que correspondem à área de cobertura da Vila Lucinda.

Profissionais da Secretária Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social esclareceram dúvidas relativas aos programas Viva Leite, Bolsa Família e oficinas gratuitas para geração de renda. O Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento também esteve representada e orientou munícipes sobre registro de documentos.

Essa edição do Mais Itu contou com a colaboração de alunos de graduação dos cursos de Nutrição e de Enfermagem do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) e também dos alunos do Curso Técnico do Colégio Integração.

Houve ainda atividades culturais e esportivas, entre elas, apresentações do Coro Municipal de Itu e Grupo Vocal “Sine Nomine”, de hip-hop, dança, poesia, literatura marginal, música, grafite, artes plásticas. O Programa Mais Itu tem como objetivo principal integrar a população aos serviçoes públicos oferecidos pelo município em todas as áreas, levando saúde e dignidade à população.