Widget Image
Secretarias
27/02/2024
HomeNotíciasFeirinha de Adoção de animais ocorre neste sábado

Feirinha de Adoção de animais ocorre neste sábado

Imagem mostra um filhote de cachorro na cor preta com manchas caramelo. Ele está no colo de um dos servidores da Zoonoses e faz parte dos animais disponíveis para adoção na Feirinha da Praça do Carmo

Neste sábado (24/06), das 9h às 14h, na Praça da Independência (Praça do Carmo), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza mais uma edição da Feirinha de Adoção de Animais Felinos e Caninos.

A Feirinha ocorre mediante compromisso de posse responsável e os animais adotados serão chipados e terão castrações agendadas.

O incentivo à adoção visa reduzir o abandono de animais na cidade. Estudos comprovam que o convívio com animais proporciona diversos benefícios às pessoas como a melhora nos relacionamentos, diminuindo o estresse e a solidão. Os animais também são excelentes companhias para a prática de atividades físicas.

Adoção com Posse Responsável
A Adoção com Posse Responsável tem grande importância para a Saúde Pública. Esse programa tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do Instituto Pasteur, pois diminui o risco de agravos para a população, uma vez que o animal recolhido da rua passa a ter proprietário devidamente orientado pelos profissionais do CCZ, em como cuidar do animal, comprometendo-se a assumir uma série de deveres centrados no atendimento das necessidades físicas, psicológicas e ambientais do animal adotado, assim como prevenir os riscos (potencial de agressividade, transmissão de doenças, ou danos a terceiros) que seu animal possa causar.
A metodologia usada baseia-se na adoção de animais adultos no próprio CCZ após triagem, e os animais mais jovens são selecionados para Feira de Adoção, realizada 01 vez ao mês, aos sábados, em praça pública central da cidade. O CCZ também realiza Feira de Adoção quando solicitado por empresas, estabelecimentos comercias ou eventos específicos para cães e gatos.
A adoção é permitida somente para adultos, mediante o preenchimento e assinatura do “Termo de Posse responsável” onde a pessoa se compromete legalmente a cuidar bem do animal.

Acesse o link para saber mais sobre a Zoonoses: https://itu.sp.gov.br/saude/zoonoses/