HomeSegurançaEx-comandante do Quartel de Itu é promovido a General

Ex-comandante do Quartel de Itu é promovido a General

Foto do General Erb Lyra Leal junto ao prefeito Guilherme Gazzola

De tenente-coronel, Erb Lyra Leal sobe de patente, sendo relembrado pelo prefeito Guilherme Gazzola por sua atuante presença na comunidade ituana

O ex-comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro, (mais conhecido como Quartel de Itu), Erb Lyra Leal foi promovido em sua carreira militar. De tenente-coronel, Erb passa agora a ser General do Exército Brasileiro. A notícia recente foi celebrada pelo prefeito Guilherme Gazzola, que mantém admiração e respeito pelo oficial, por sua atuante presença na comunidade ituana.

O militar, citando o hino da cidade, reafirmou sua relação próxima com Itu: “No momento em que o meu nome surgiu compondo a lista de indicados para a promoção a oficial-general, o meu pensamento e o coração foram até a ´Fidelíssima, berço da História´, onde entendi que é impossível percorrer as suas ruas insensível e não vibrar com o renascer do Brasil Colonial“.

Erb Lyra Leal comandou a unidade militar de Itu de 20 janeiro de 2016 a 20 janeiro de 2018, sendo este período a segunda vez que prestou ao Regimento Deodoro, onde já havia servido entre 2002 e 2008. “Não consigo falar da minha vida, sem falar da querida Itu. Na carreira, foi o local onde servi por mais tempo e passei os melhores dias. No Regimento Deodoro, tive a oportunidade de exercer praticamente todas as funções de oficial subalterno (capitão) e superior (major, tenente-coronel e coronel). Mas, acima de tudo, trabalhei com profissionais e amigos que me ensinaram diariamente a verdadeira nobreza do servir. Isso já seria suficiente para um enorme agradecimento”, comentou.

Recebedor do Título de Cidadão Ituano em 2016, Erb sempre foi reconhecido por seu relacionamento republicano e democrático com o Poder Público local e por inúmeras ações nas quais colocou o Quartel ituano à disposição da sociedade civil. Enquanto comandante do Regimento Deodoro, o agora General participou ativamente de projetos ligados ao Fundo Social, como campanhas de arrecadação de roupas e alimentos. Também colocou o Exército presente em iniciativas na área da saúde, a exemplo do combate ao mosquito da Dengue e em atividades preventivas. Erb ainda se destacou em realizações de incentivo à cultura e educação, fomentando a aproximação de estudantes ao dia-a-dia do Quartel.

Mas, além de seu desempenho frente à unidade militar, Erb desenvolveu laços pessoais com o município: “o povo ituano me ofereceu muito mais. Me deu os maiores presentes da vida, duas ituanas maravilhosas: minha esposa, Sheila, e minha filha, Giovana, que junto ao meu filho Gabriel me ensinaram que o amor é multiplicado, quando dividido”.

Neste importante momento de sua trajetória, General Erb finaliza declarando a sua gratidão à terra que o acolheu por anos: “gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer e enviar um abraço do tamanho de Itu a cada um dos amigos e amigas que, embora distantes fisicamente, estarão sempre comigo no coração”