09/05/2024
HomeNotíciasEduardo Kobra e Marcos Amaro são homenageados com Diploma de Mérito Turístico

Eduardo Kobra e Marcos Amaro são homenageados com Diploma de Mérito Turístico

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola com os Representantes dos artistas em momento de recebimento do Diploma.

A homenagem foi recebida por representantes do artistas em cerimônia no Espaço Almeida Júnior

Na noite desta quarta-feira (08/05), o prefeito Guilherme Gazzola participou da abertura da 3ª Semana da Consciência Turística, que ocorreu no Espaço Cultural Almeida Júnior. A cerimônia foi marcada pela concessão dos Diplomas de Mérito Turístico para Eduardo Kobra (Instituto Kobra de Arte e Cultura) e Marcos Amaro (Fama Museu), representados por Viviane Saggion e Sandra Senamo, respectivamente.

O chefe do Executivo destacou a importância do trabalho dos homenageados para o turismo cultural na cidade. “As entregas desses diplomas são um orgulho para todos nós. Saber que, em meio a tantas outras cidades, Itu foi escolhida por esses brilhantes artistas brasileiros para montarem os seus ateliês, nos faz perceber a grandeza de nossa história”, afirmou. De acordo com a Lei Municipal nº 2.395, de 23 de março de 2022, o Diploma de Mérito Turístico visa homenagear personalidades relevantes, que promovem ações para o desenvolvimento das atividades turísticas na cidade de Itu.

Os presentes puderam ainda acompanhar a abertura da exposição que celebra a vida e a arte do pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, brasileiro reconhecido mundialmente. A mostra, oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, traz reproduções de algumas das mais conhecidas obras do artista, que se destacou por retratar a tradicional e bucólica cultura caipira através de suas pinturas, como, O caipira picando fumo, violeiro, autorretrato, entre outras.

O secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Gilmar Pereira, a secretária de Saúde, Janaina Camargo, a secretaria interina de Turismo, Alzira Guimarães de Paula, a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Sabrina Souli, e demais convidados prestigiaram a cerimônia. A 3ª Semana da Consciência Turística segue até sexta-feira (10/05), no Espaço Cultural Almeida Júnior, localizado na Rua Paula Souza, 664 – Centro.

Sobre Eduardo Kobra
Nascido em 1975, na periferia de São Paulo, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Com uma vasta jornada, o artista plástico, com seu estilo marcante de muralismo, conta com obras em cinco continentes, incluindo o maior mural grafitado do mundo. Sempre envolvido em causas sociais, Eduardo Kobra instalou em Itu o “Instituto Kobra de Arte e Cultura”, um espaço que visa levar cultura e arte a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Recentemente o artista inaugurou seu ateliê, que expõe diversas obras, no interior do Fama Museu.

Sobre Marcos Amaro
Nascido em 1984, na capital paulista, o artista plástico, Marcos Amaro já realizou exposições em diversos locais, como, Biblioteca Mario Andrade, Centro Cultural dos Correios (São Paulo e Rio de Janeiro), além de participar de Feiras de Arte, como SP Arte, Art Zurich e Bienais de Salerno e Curitiba. Marcos Amaro recebeu diversos prêmios e possui muitas coleções em destaque pelo mundo. Com a criação do Museu Fama, foi indicado em 2020, ao prêmio de Melhores Museus e Equipamentos Culturais, pelo Governo do Estado de São Paulo. Recentemente, o artista anunciou a vinda do Museu Asas (conhecido como Museu da TAM 3), um sonho o qual ele traz para a cidade de Itu. O Museus deve ser uma adição significativa à cultua local e à história da aviação.

Confira os próximos eventos da 3ª Semana da Conscientização Turística, no Espaço Cultural Almeida Júnior:

09 de maio, quinta-feira, às 20h
Palestra “Itu 50 anos de Exageros: um recorte por trás da história dos objetos mais emblemáticos da cidade”

10 de maio, sexta-feira, às 10h
Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista – CAT

10 de maio, sexta-feira, às 20h
Apresentação Clássicos em Cena: “La Follia”.