27/03/2024
HomeMeio AmbienteCurso de manejo é oferecido para podadores da Prefeitura de Itu

Curso de manejo é oferecido para podadores da Prefeitura de Itu

Na última quinta-feira (22/04), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou um curso de podas para os podadores da Subprefeitura Regional Zona Leste e da Subprefeitura do Pirapitingui que operam as podas na cidade. A aula foi presencial e a ação ocorreu na Vila Gardiman, onde os funcionários responsáveis por esse setor acompanharam a realização de um serviço com as orientações dos engenheiros agrônomos da Prefeitura de Itu, Marcos Chogi e Luiz Carlos Mazini, além do diretor da Secretaria de Meio Ambiente Célio Cotting.

O intuito do curso é aprimorar o sistema de poda de árvores da cidade, capacitando e treinando os podadores, para que as mesmas não sofram, posteriormente, por danos causados pela realização imprecisa do serviço. “A poda errada, além do aspecto paisagístico feio, pode causar o desequilíbrio da árvore, tirando o centro de gravidade e podendo causar sua queda”, comentou Mazini.

Os mais de 20 funcionários receberam um diploma pela participação no curso e uma apostila com normas regidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) intitulada “Manejo de árvores, arbustos e outra plantas lenhosas” e que segue também as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, para que seja consultada em caso de dúvidas.

Eu que gosto de plantas sei que é preciso podar corretamente para que elas possam florescer e produzir, essa é uma boa iniciativa”, comentou Reginaldo Marcos Zanoni, morador da rua onde ocorreu a ação.

As capacitações fazem parte do Plano de arborização urbana da cidade, que tem o objetivo alcançar 20% de copa de árvores no território da zona urbana.