23/03/2024
HomeMeio AmbienteColeta seletiva de óleo de cozinha tem aumento de 58,6% em Itu com a campanha “ReciclaÓleo”

Ação da Prefeitura de Itu com apoio da Comarei tem balanço positivo em dois meses. Próxima etapa também inclui conscientização sobre descarte de óleo automotivo.

Iniciada há dois meses pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a campanha “ReciclaÓleo” já registra balanço positivo. A ação estimula a destinação correta do óleo de cozinha usado e busca reduzir prejuízos causados ao meio ambiente e às redes de esgoto. Até o momento, a coleta seletiva de óleo de cozinha teve incremento de 58,6% – passando da média de 1100 litros mensais para 1880 litros. Os dados são da Comarei – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu, que faz parte da iniciativa.

A secretária do Meio Ambiente, Verônica Sabatino, destaca que a campanha “ReciclaÓleo” vai continuar. Neste momento a equipe do Meio Ambiente trabalha a conscientização de casa em casa, com entrega de material informativo. Também serão feitas visitas em lava-jatos e oficinas mecânicas, para conscientização sobre descarte de óleo automotivo. “Este tipo de estabelecimento precisa de canaletas e caixas de areia e graxa para evitar que este produto seja despejado de forma incorreta nas redes de esgoto e/ou galerias de água de chuva, causando danos econômicos e ambientais“, pontua.

Verônica destaca que o sucesso da campanha é resultado do apoio de estabelecimentos comerciais e condomínios, que se tornaram pontos de coleta. Cerca de 20 bombonas foram instaladas nos últimos dois meses. “Estamos muitos satisfeitos e claro que a adesão da população foi fundamental. Todos podem ajudar descartando o óleo depositado em garrafa pet (transparente) e entregar juntamente com os materiais recicláveis na coleta executada pela Comarei em todos os bairros de Itu e/ou levar a garrafa até o ecoponto mais próximo“, complementa a Secretária.

Seja um Ponto de Coleta:
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente segue com o cadastramento condomínios verticais e horizontais, indústrias e grandes comércios que desejarem ser um ponto de coleta. Os interessados podem enviar um e-mail para: [email protected] com nome, RG, CPF e telefone de contato. Após avaliação, a prefeitura oferecerá uma bombona devidamente identificada. A Comarei fará a coleta.

Como separar o óleo:
1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos
2° – Passe o óleo usado em uma peneira e funil para tirar resíduos de alimentos e armazene em garrafa plástica
3° – Feche a garrafa para evitar odores e insetos
4° – Limpe os itens usados com guardanapo