HomeNotícias“Criança Feliz” realiza oficina de brinquedos relacionais

“Criança Feliz” realiza oficina de brinquedos relacionais

Imagem mostra equipe, com dez pessoas, do Programa Criança Feliz no CRAS.

A articulação entre as secretarias contempla as diretrizes do Plano Municipal pela Primeira Infância. Oito visitadores do Programa “Criança Feliz” participaram da capacitação.

A equipe do programa “Criança Feliz”, coordenado em Itu pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, participou da oficina “Brinquedos Relacionais” na última sexta-feira (24/02), no Centro Ituano de Letras e Artes (Cila). A formação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, foi preparada especialmente para os visitadores do programa pela artista plástica Morgana Ribeiro, colaboradora da referida pasta.Na oficina, foram apresentadas oportunidades de composição de objetos relacionais para a Primeira Infância (crianças de zero a seis anos) enquanto possibilidade de estímulo da percepção e dos sentidos. “Esta formação contribui para que os visitadores do Criança Feliz utilizem os objetos encontrados nas casas das famílias assistidas pelo Programa e, através deles, criem brinquedos e oportunidade de entretenimento lúdico aos pequenos em situação de vulnerabilidade”, comentou a coordenadora municipal do Criança Feliz, Isis Paloma Carneiro.Atualmente, o programa conta com oito visitadores, sendo eles seis estudantes de psicologia e dois estudantes de pedagogia sob a supervisão da assistente social Bruna Almeida. “A articulação entre as secretarias municipais contempla as diretrizes do Plano Municipal pela Primeira Infância, que visa fomentar a intersetorialidade e também é de suma importância para a capacitação continuada dos profissionais”, ressaltou Bruna.Sobre o Criança FelizO Programa Federal surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do programa farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil. Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

Saiba mais sobre o CRAS Pipa, sede do programa: https://itu.sp.gov.br/promocao-social/cras-i-pipa/