Widget Image
Secretarias
14/04/2024
HomeCulturaCoral Vozes de Itu realiza “Concerto Histórico” na Igreja do Patrocínio

Coral Vozes de Itu realiza “Concerto Histórico” na Igreja do Patrocínio

No próximo sábado (18/05), a partir das 17h, o Coral Vozes de Itu apresenta gratuitamente, no Salão do Anjo da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, o novo “Concerto Histórico de Itu”, oportunidade para os interessados em música brasileira conhecerem as obras compostas na cidade.
Neste concerto, que ocorre após a missa das 16h, o Coral Vozes apresenta duas peças completas escritas ao tempo da chegada de Madre Maria Theodora Voiron a Itu na segunda metade do século XIX; a Missa nº 5 de Tristão Mariano e o Credo nº 02 de Elias Lobo. Enquanto este compôs sua música com forte feição brasileira, a singela composição local, Tristão Mariano foi influenciado pelo lirismo italiano, explorando solos de fôlego. Além das obras o grupo canta uma peça histórica do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, construtor da Igreja do Patrocínio.
O concerto faz parte da programação da XXX Semana Madre Theodora e é uma realização da Associação Cultural Vozes de Itu em parceria com o Museu da Música, Instituto Cultural de Itu e Museu da Arte Sacra “Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.
Itu foi uma das cidades com maior produção musical no Estado de São Paulo. Pelo menos três orquestras funcionavam ao mesmo tempo, dirigidas por músicos diferentes. Dentre eles se destaca o grupo dirigido por Elias Álvares Lobo e por seu cunhado Tristão Mariano da Costa. Certamente as obras destes compositores foram as mais interessantes dentre as ouvidas pelas professoras francesas que acabavam de chegar a Itu para a fundação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. A liderança era da Madre Maria Theodora Voiron.
A Igreja Nossa Senhora do Patrocínio fica na Praça Regente Feijó, s/nº, Centro.