Widget Image
Secretarias
21/03/2024
HomeCISCompanhia Ituana de Saneamento figura entre os 10 melhores prestadores de serviços regulados pela ARES-PCJ

Companhia Ituana de Saneamento figura entre os 10 melhores prestadores de serviços regulados pela ARES-PCJ

Fotografia colorida de um dos reservatórios de água pertencentes a Companhia Ituana de Saneamento

Agência Reguladora concluiu certificação de prestadores e vai premiar os que mais se destacaram.

Dentre os 34 municípios regulados pela ARES-PCJ, Itu (SP) – por meio dos serviços prestados pela CIS – Companhia Ituana de Seneamento – está na 7º posição do ranking que elenca os 10 melhores prestadores de serviços de saneamento pela metodologia ACERTAR. O critério para a elaboração do ranking foi a utilização da nota média da qualidade das informações obtidas nos eixos confiança/exatidão. Como forma de valorizar a dedicação dos servidores dos prestadores envolvidos, a ARES-PCJ irá premiar as cidades presentes na lista.

Histórico – A Agência Reguladora concluiu no início de dezembro a certificação de prestadores de serviços de água e esgoto dos 34 municípios associados que finalizaram o 2º ciclo da metodologia ACERTAR. A metodologia é uma iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). O ACERTAR foi desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (INTERÁGUAS). A metodologia foi formalmente instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12 de dezembro de 2018.

A metodologia ACERTAR foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. A iniciativa confere maior confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos.

Com informações da ARES-PCJ.