08/04/2024
HomeMeio AmbienteComissão municipal faz visita técnica à nova Central de Tratamento de Resíduos de Itu

Imagem mostra o Centro de Tratamento de Resíduos em Itu.

A primeira etapa da CTR entra em operação em até seis meses e terá mais duas etapas distintas. Local irá revolucionar a gestão de resíduos em Itu até 2026.

No cenário de uma importante evolução ambiental, a cidade de Itu celebra a construção pioneira de sua Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Em visita técnica realizada hoje (22/02), acompanhada de perto por uma comitiva da Prefeitura de Itu e do Poder Legislativo local, foi possível conhecer detalhes do projeto cuja Etapa 01 será entregue em até seis meses. “O CTR já possui estrutura para disposição final de resíduos urbanos e aguarda liberação da CETESB [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo] para funcionamento”, explicou Rodrigo Ventre, CEO da EPPO Cidades Inteligentes.

Ventre destaca que a implementação integral da CTR, que terá mais duas fases distintas, promete revolucionar a gestão de resíduos em Itu até 2026. “Essas fases incorporam progressivamente tecnologias inovadoras, visando a redução substancial da quantidade de resíduos destinados a aterros”, afirmou.

Nas Etapas 02 e 03, a CTR vai gerar biogás purificado, transformando-o em biometano, uma alternativa ao gás natural. Adicionalmente, biogestores possibilitarão a produção de energia elétrica. Os ativos gerados a partir da produção e venda de energia serão utilizados de forma conjunta entre a iniciativa público-privada, visando estimular o crescimento sustentável da cidade.

Atualmente Itu produz uma média mensal de produção de 5 mil toneladas de lixo e enfrenta desafios além da mera coleta, especialmente no custoso tratamento desses materiais. Os investimentos na CTR têm a promessa de aliviar essa despesa a médio prazo, proporcionando benefícios tanto para o município quanto para seus habitantes.

O prefeito Guilherme Gazzola destacou: “Com a CTR, Itu conquista um lugar de destaque no ranking das cidades sustentáveis a nível nacional. Além do impacto ambiental positivo, a cidade se torna atrativa para novos investimentos e indústrias, prometendo gerar renda através da produção de energia elétrica em poucos anos. Agradeço ao grupo EPPO pela parceria e à Câmara de Vereadores que tornaram possível a construção deste CTR por meio de decisões nem sempre populares, mas que visam o desenvolvimento de Itu”.

Além de Gazzola, participaram da visita técnica os representantes da EPPO José Carlos Ventre e Rafael Luiz Marquezi , os vereadores Celia Rocha, Mané da Saúde, Marcos Morais, Ricardo Giordani, Normino da Rádio e Sergio Castanheira; e o ex-vereador Dito Roque.

Aterro Pinheirinho
Imediatamente após o início das operações da CTR, o atual aterro sanitário localizado no bairro Pinheirinho será desativado. Duas formas de reaproveitamento do local são analisadas. Uma delas seria a produção de biogás e energia. Outra seria a instalação de uma fazendo fotovoltaica. Os projetos podem gerar energia para atendimento de até 1/3 da cidade de Itu. A Prefeitura de Itu e a EPPO divulgarão mais informações sobre os projetos em momento oportuno.