28/04/2024
HomeEmpregoComércio e indústria de Itu estão em novo ranking das melhores cidades

Comércio e indústria de Itu estão em novo ranking das melhores cidades

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola, o Secretário de Planejamento Gilmar Pereira junto a equipe técnica, conhecendo uma indúistria de Itu

O levantamento, publicado pela revista Exame, coloca Itu entre os melhores municípios para fazer negócios do Brasil de 2023

A cidade de Itu figura novamente entre as melhores cidades do Brasil, incluindo as capitais, para se fazer negócios, de acordo com o ranking elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame. Nesta décima edição do levantamento, Itu surge como destaque nas categorias de Comércio e Indústria. No país todo, Itu obtém a 68º posição no segmento Comércio e o 28º lugar no quesito Indústria.
Para o secretário municipal de Planejamento, Gilmar Pereira, os índices reforçam o aquecimento do comércio local e a tendência de reindustrialização da cidade. “O ambiente de negócios em Itu começou a mudar desde 2017, com transparência e ações que fizeram com que o empresariado voltasse a confiar na cidade. Nos últimos 7 anos, a nossa geração de empregos foi superior à 4,5 mil novas vagas com carteira assinada, de acordo com dados do Caged”, disse.
Segundo Gilmar, “Itu foi uma das primeiras cidades da região a tomar medidas efetivas para a retomada de crescimento após a pandemia, com destaque à lei de benefícios e incentivos, assim como importantes obras estruturais, como melhorias no sistema viário e implementos no abastecimento de água, que trouxeram segurança hídrica para o município”. Gilmar explica que “tudo isso, somado à qualidade de vida e segurança, destacadas em rankings anteriores durante o nosso governo, colocam Itu na rota dos investidores. Itu está crescendo”.
O estudo leva em consideração o desempenho 319 cidades brasileiras, que são todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. Neste ano, a base para esse recorte levou em conta o Censo de 2022, deixando de fora cidades que apareciam anteriormente, mas tiveram queda populacional em relação ao Censo de 2010.

Confira notícias semelhantes, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/itu-esta-entre-as-primeiras-50-cidades-do-pais-no-ranking-de-cidades-inteligentes/